PROJETOS AO ABRIGO DO PROGRAMA ERASMUS +
As parcerias estratégicas transnacionais destinam-se a desenvolver iniciativas orientadas para um ou mais domínios de educação e de formação e permitem que as organizações participantes adquiram experiência de cooperação internacional e reforcem as suas capacidades e/ou que produzam resultados tangíveis inovadores e de elevada qualidade, com claro impacto a nível individual e institucional.
Existem diferentes tipos de parcerias estratégicas. Atualmente, a EPI está envolvida em projectos de parcerias estratégicas para a promoção da inovação e parcerias estratégicas para o intercâmbio de boas práticas.
Se a impressão 3D está a iniciar uma nova revolução industrial, está no bom caminho para revolucionar também o ensino e a aprendizagem. O resultado de trazer estas ferramentas para as salas de aula é um reacender da poderosa pedagogia da aprendizagem prática. A impressão 3D aproveita a aprendizagem prática para aprofundar a nossa abordagem educacional às disciplinas educativas tradicionais.
O projeto “3D Printing in VET” visa introduzir a utilização de impressoras 3D no EFP (Ensino e Formação Profissional) na Europa e é financiado pelo programa Erasmus+
Com este projeto, pretendemos melhorar a eficácia e adequação das práticas de formação existentes no sector, bem como promover a formação de professores e formadores do EFP na utilização de impressoras 3D em vários cursos educativos ministrados nas escolas profissionais da UE.
Com uma parceria de oito organizações que compreendem seis países europeus diferentes, os resultados desta cooperação serão:
· Relatório de análise de necessidades e relatório de investigação sobre educação em impressão 3D.
· Curriculum e Programa de Estudos sobre Impressão 3D.
· Curso de formação online para professores e educadores sobre impressão em 3D.
Mais informações em 3D Printing in VET.
Países participantes: Grécia, Itália, Alemanha, Polónia, Espanha e Portugal.
O objetivo do projeto “Bright Careers”, financiado pelo programa Erasmus+, é fazer crescer indivíduos felizes e profissionalmente satisfeitos e que façam um trabalho adequado à sua personalidade, como resultado de um planeamento adequado da carreira.
Este projeto irá envolver estudantes do ensino secundário com idades compreendidas entre os 14-19 anos.
O objetivo é aumentar a sensibilização para fazer um planeamento de carreira baseado em traços de personalidade e fazer com que os alunos utilizem esta competência durante toda a sua vida e se tornem indivíduos felizes na sua educação e vida profissional.
Os objetivos do deste projeto são:
1. Tornar os estudantes conscientes dos seus traços pessoais e do seu nível de auto-eficiência
2. Fazer com que os estudantes adquiram conhecimentos detalhados sobre oportunidades de emprego na Europa
3. Informar os estudantes sobre os seus trabalhos de sonho
4. Informar os estudantes sobre ‘Gestão do Processo de Planeamento de Carreira’
5. Reduzir o número de abandono escolar precoce, através de uma orientação profissional eficaz
6. Educar indivíduos altamente motivados e felizes que realizam o seu trabalho com entusiasmo
7. Promover a experiência de aprendizagem internacional
8. Reforçar o intercâmbio cultural e melhorar as competências linguísticas.
Países participantes: Turquia; Irlanda, Roménia e Portugal.
O projeto “Creative Skills 21” pretende promover a profissionalização dos professores participantes, bem como dos seus pares e a implementação das competências do século XXI nas agendas estratégicas das escolas, através de redes internacionais.
Além das competências profissionais, espera-se que as escolas ensinem aos alunos competências transversais que lhes permitirão tornarem-se bons trabalhadores, empresários e cidadãos.
Nos últimos anos, estas competências têm sido rotuladas como “Competências do século XXI”.
Em vez de as integrarem individualmente, as escolas de Ensino e Formação Profissional (EFP) podem trocar conhecimentos e colaborar internacionalmente para desenvolver estratégias partilhadas para integrar as competências na sua própria educação.
Neste projeto, financiado pelo programa Erasmus+, os parceiros visam definir as Competências mais relevantes do Século XXI para a educação da indústria criativa, analisando o fosso entre as necessidades da indústria e as ofertas educacionais (EFP).
Na prática, oito escolas parceiras irão trabalhar em conjunto para formar professores na aplicação das competências certas do século XXI durante seis semanas de formação.
Mais informações em Creative Skills 21.
Países participantes: Países Baixos, Finlândia, Reino Unido, Bélgica, Espanha, Itália, Suíça e Portugal.
A Covid-19 tem tido um enorme impacto, também na educação. A maioria das escolas secundárias, no ano lectivo de 2020-2021, leccionou apenas 30% a 40% de aulas presenciais.
Não é fácil para muitas escolas de Ensino e Formação Profissional (EFP), onde o ensino prático constitui uma parte importante do ensino global.
O principal problema das escolas de EFP no campo dos Meios de Comunicação e Design é a aprendizagem online da criatividade e das competências (digitais) que lhe estão associadas. Mas também outras escolas, onde a criatividade é uma parte importante da sua educação, enfrentam os mesmos problemas.
A maioria dos professores não tinha qualquer experiência com aprendizagem on-line e digital.
Em todo o lado, as escolas procuram possibilidades e oportunidades de educação online e digital. O que aprendemos até agora? Qual é a vantagem da aprendizagem e do ensino digital e online? O que é que professores e estudantes precisam para obter melhores resultados com a aprendizagem e o ensino online e digital?
Os objectivos do projeto “Digital & Online – Creativity Education”, financiado pelo programa Erasmus+ são encontrar respostas a estas questões, mas também reunir professores de diferentes países para trazer mais e/ou de novo vida à internacionalização.
O principal resultado será um intercâmbio internacional entre os parceiros sobre boas práticas, experiências e estratégias para implementar a educação online e a criatividade digital na educação profissional.
Os professores participantes irão receber formação por parte de peritos internacionais e actuarão como ’embaixadores’ junto dos seus pares nas suas instituições, de modo a que o seu conhecimento e experiência se espalhe, de forma a integrar as competências na educação online e na criatividade digital nos seus currículos.
Países participantes: Países Baixos, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Itália, Finlândia, Suíça e Portugal.
“ELFS – Entrepreneurial Learning for Future Sustainability” é um projeto financiado pelo programa Europeu Erasmus+ que visa desenvolver ideias de negócio inovadoras e sustentáveis, combinando as áreas de Moda, Media e Cabeleireiro.
Durante o projecto, serão envolvidos cerca de 120 alunos e 20 professores dos vários países que fazem parte da parceria.
Países participantes: Finlândia, Países Baixos, Suécia, Eslovénia e Portugal.
“Eirene: using community learning paths to tackle bullying” é um projecto Erasmus+, financiado pela União Europeia ao abrigo da KA2 – Parcerias Estratégicas e reúne oito parceiros europeus, cada um com conhecimentos e experiência específicos.
Objectivos do projeto:
1. Melhorar a capacidade de reacção ao fenómeno do bullying no ambiente escolar;
2. Criar uma metodologia de actualização de competências dos professores, oferecendo-lhes um conjunto de laboratórios específicos como ferramenta eficiente para enfrentar o bullying;
3. Oferecer aos professores e estudantes (13-16 anos) a possibilidade de experimentar a nova metodologia que irá trazer uma nova consciência sobre o bullying e as formas de o enfrentar;
4. Envolver activamente os principais membros da comunidade escolar (pais, associações, instituições) com a perspectiva de criar uma rede activa e participada para enfrentar este comportamento negativo da melhor maneira;
5. Conceber e lançar pequenas campanhas nos meios de comunicação social para combater o bullying.
Mais informações em EIRENE – Erasmuns Project.
Países participantes: Itália, Lituânia, Reino Unido, Grécia, Polónia e Portugal.
O projeto “Instruction – Upskilling school teachers for education-work transition” é financiado pelo programa Europeu Erasmus+ e visa adaptar um modelo de tutoria inovador.
Os principais objetivos gobais deste projecto são facilitar a transição dos estudantes entre a educação e o mundo do trabalho, bem como reforçar a ligação entre as escolas e as empresas.
Como objetivos específicos do projeto, pretendemos definir um modelo de tutoria inovador para capacitar os estudantes e facilitar a correspondência, actualizar as competências dos professores para apoiar a transição escola-trabalho dos alunos, promover o desenvolvimento de políticas eficazes para a transição escola-trabalho e disponibilizar conteúdos de investigação relevantes para o debate sobre a melhoria da educação/transição para o mercado de trabalho.
Mais informações em Instruction – Upskilling school teachers for education-work transition.
Países participantes: Itália, Roménia, Lituânia, Grécia e Portugal.
O projecto “Servant Leadership” é financiado pelo programa Europeu Erasmus+ e irá explorar a possibilidade de aplicar a metodologia de “Servant Leadership” a grupos de trabalho compostos por professores de escolas profissionais e técnicas, a fim de melhorar a cooperação entre professores e lançar as bases para uma liderança intermédia, promovendo a criação de uma carreira a vários níveis. Para além da elaboração das directrizes para a liderança, o projecto pretende implementá-las no seio de grupos de professores que trabalham em conjunto na construção de um curso Moodle para o desenvolvimento das capacidades empreendedoras dos estudantes.
Os professores das escolas técnicas e profissionais participarão nos eventos de formação programados. Estes professores actuarão como guias dentro de grupos de desenvolvimento profissional nas suas escolas. Cerca de 100 alunos serão envolvidos para testar o curso Moodle.
Países participantes: Itália, Polónia e Portugal.