Metodologia

É o que aprendes, e como aprendes.

Na EPI, ao aluno aprende, fazendo. Num espaço criativo, o alunos trabalha as suas ideias, explora a sua criatividade e descobre o que é capaz de desenvolver, de forma autónoma e em equipa.
O ensino é baseado em projetos e experiências. Valoriza as competências pessoais e valores de cidadania. A Escola prepara para o mercado de trabalho global: além dos estágios curriculares, a EPI possibilita os estágios ERASMUS+ noutro país europeu.

A formação na Escola Profissional de Imagem promove, além das componentes técnicas específicas de um curso profissional, competências pessoais e sociais nos seus alunos.

O desenvolvimento das competências transversais, essenciais na relação com o outro, é um dos objetivos das várias atividades pedagógicas. Permitem um maior incremento da participação cívica e de cidadania dos alunos, e que, associada a desafios técnicos e profissionais, levem o aluno a adquirir uma postura de análise critica e interventiva relativamente às questões sociais.

A metodologia mais usual para colocar os jovens a discutir, procurar causas e possíveis caminhos de resolução, passa por colocar cada um dos temas que queremos dar destaque no centro do trabalho de formação servindo como conteúdo para as formações e competências a desenvolver. Esta metodologia é também aplicada na generalidade das disciplinas / módulos a lecionar na EPI.

A metodologia pretende atingir os seguintes objetivos:

> Colocar o aluno numa situação profissional, de resposta a uma desafio/uma encomenda de um cliente real;

>Fazer com que o aluno utilize os conhecimentos técnicos adquiridos;

>Desenvolver produtos reais que vão ser aplicados no mercado

>Promover a cidadania ativa dos estudantes

> Levar ao conhecimento dos alunos questões sociais e culturais que normalmente estão afastadas dos jovens

> Fortalecer o portfólio profissional dos alunos