Alumni

Geração criativa

HISTÓRIAS DE VIDAS QUE AJUDÁMOS A FAZER CRESCER.

Foi com o objetivo proporcionar a todos os jovens que não puderam ou não encontraram no ensino tradicional o seu caminho de realização profissional, que criámos em 1991 criámos a EPI. Queríamos dar oportunidade à construção de uma aprendizagem criativa, humana, que os transportasse a um sonho de vida em áreas onde verdadeiramente se sentiam felizes.

25 anos depois, prestámos uma homenagem a todos os alunos que ao longo destes anos nos escolheram, que connosco criaram o seu futuro, quer profissional, quer pessoal. Foram estes 25 alunos que hoje dão o seu contributo, mas poderiam ser muitos outros, milhares de outros.
(se por acaso é um ex-aluno da EPI, conte-nos a sua história!)

Estrela Lourenço

Diretora de Animação – Dublin

NO MUNDO DA ANIMAÇÃO
Licenciei-me em Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, após terminar o curso profissional de Desenho Animado na EPI em 2004. Comecei a trabalhar como freelancer na Ilha das Cores, Animanostra (RTP), Saari, Sardinha em Lata. Mais tarde, passei a ser animadora no estúdio BoulderMedia, na Irlanda, em produções como o Amazing World of Gumball (Cartoon Network), Randy Cunninghan (Disney XD), Danger Mouse (BBC) e Wander Over Yander (Disney XD, com um prémio Annie 2016 para “Best Animated TV/Broadcast Production For Children’s Audience” pelo episódio The Breakfast onde foi Supervisora de Animação).
Já fui Diretora de Animação, Realizadora de Episódios e neste momento trabalho como Revisionista de Storyboard para produções da Hasbro.

https://estrelalourenco.tumblr.com

Ricardo Vasconcelos

Músico - Lisboa

PIANISTA
Nasci no Funchal, e foi por influência do meu pai, músico conhecido na Região, que estabeleci uma ligação especial com a música
Procurei desde cedo aprofundar e aperfeiçoar os conhecimentos na área: tive aulas particulares de piano e mais tarde entrei para o Conservatório.
Com um sonho crescente e vontade de chegar mais longe, mudei-me para Lisboa ainda muito jovem, e entrei na EPI no curso de Música e Novas Tecnologias em 2002. Estive depois no Hot Club de Portugal e frequentei a Escola Superior de Educação.
Divido o meu tempo entre o ensino da música em escolas e a integração em projetos musicais inovadores, onde tenho a possibilidade de tocar ao lado de nomes conhecidos do panorama musical nacional.
Hoje sou um músico reconhecido pelo meu trabalho como pianista e formei, juntamente com os restantes membros da banda, os conceituados Amor Electro.

Tiago Pires

Digital Marketeer - Lisboa

Fui aluno do primeiro ano em que a EPI lançou o curso de Organização de Eventos, em 2008. Durante este curso, apaixonei-me pelas áreas de Marketing, eventos e gestão. Quando acabei, optei por trabalhar numa agência de publicidade como Account Júnior. Depois disso trabalhei como consultor freelancer no mercado digital.
Em Abril de 2015 candidatei-me a um lugar no departamento de Marketing na empresa Eden Springs (antiga Nestlé Waters).
Atualmente sou responsável, nessa mesma empresa, por todos os projetos digitais, captação de oportunidades de negócio online a nível ibérico. Durante estes anos, tirei a licenciatura em Gestão de Marketing em regime pós-laboral.
A EPI teve um papel fundamental na minha vida profissional.

Diogo Costa

Músico – Berlim

PAIXÃO PELA GUITARRA
EM 2010 comecei o meu primeiro curso ligado à música – guitarra clássica- na Academia de Amadores de Música.
Depois entrei em Produção e Tecnologias da Música na EPI, onde desenvolvi o meu conhecimento em teoria musical, estúdio e som.
Quando acabei o meu curso em 2014 na EPI candidatei-me para a Middlesex University para o curso de B.A. Popular Music em Londres.
Durante 1.º ano do curso trabalhei na Karaoke Network, empresa no centro de Londres que organizava festas de karaoke. No segundo ano de Universidade tornei-me no Presidente da Portuguese Society da MDX, trabalhei também com a OK Estudante e com a Universidade como “student ambassador” e representante das mesmas em Portugal e Espanha.
Acabei o curso da Middlesex University em 2017 e agora resido em Berlim, Alemanha.

Instagram

Duarte Roriz

Fotógrafo - Lisboa

FOTÓGRAFO POR VOCAÇÃO
Frequentei o curso Profissional de Fotografia na EPI, que terminou em 1999. Estive algum tempo à espera de uma oportunidade, que não aparecia… mas durante o verão de 2000, um ex- professor da EPI, Nuno Lobito, que era editor fotográfico, convidou-me para me juntar à equipa de uma nova revista, a LUX. Aceitei de imediato o desafio, e durante três anos foi a minha casa e familia.
Depois comecei a colaborar com o grupo Impala, com a Revista Caras, e mais tarde com o Jornal 24 Horas.
Em 2007 fui convidado pelo Correio da Manhã para integrar os quadros da COFINA, onde permaneço até hoje.
Sou Editor Fotográfico do jornal, bem como do Jornal de Negócios e do Destak. Tenho mais de 300 primeiras páginas e capas de revista feitas por mim.
Foi um privilégio estudar na EPI/ETIC, onde tive excelentes professores, e alguns hoje são meus colegas. Tenho a sorte e o privilegio de fazer aquilo que gosto, e isso é fantástico.

Edgar Alberto

Realizador - Lisboa

CRIADOR INTERNACIONAL
Sou realizador e artista de expressão audiovisual, e desenvolvo funções em cinema e televisão. A minha experiência tem sido em filmes de ficção, publicidade, documentário e vídeo-arte. Estudei Vídeo na EPI, entre 99 e 2012.
Paralelamente a esta actividade, também crio conteúdos visuais para espetáculos de música, teatro e videomapping. Colaborei com Xutos e Pontapés, Teatro São Carlos, Oskar & Gaspar, Micro Audio Waves e Rui Horta, entre muitos outros.
No período que passei fora de Portugal integrei a equipa de fotografia do filme “A Noiva Cadáver”, do aclamado realizador Tim Burton, e coordenei o departamento de audiovisuais do Sadler’s Wells Theatre em Londres. Recentemente estreei a minha primeira longa-metragem de ficção com cerca de 20.000 espectadores nas salas de cinema nacionais.

Fernando Alle

Realizador e Produtor - Lisboa

MERGULHO NA SÉTIMA ARTE
Após terminar o curso profissional de Vídeo, trabalhei como Assistente de Realização no programa Curto-Circuito, da SIC Radical, e como assistente de edição nos filmes “Amália” (2008), e “Uma Aventura na Casa Assombrada” (2009). Desde então trabalho maioritariamente como editor freelancer.
Realizei várias curtas-metragens, das quais destaco “Papá Wrestling” (2009), que conta com mais de 250 mil visualizações no Youtube, e participei em mais de 30 festivais, onde arrecadei 9 prémios.
Em 2015 abri a minha própria produtora, e realizei a primeira longa-metragem: “Mutant Blast”, que já passou em diversos festivais internacionais e irá estrear nos cinemas em outubro de 2019.

JOANA BORGA

Designer – Algarve

A DEIXAR MARCA NAS MARCAS
Comecei a estagiar na Traça Publicidade após concluir o curso de Design Gráfico da EPI em 1997.
Depois entrei na TBWA/EPG como Designer e trabalhei marcas como a Absolut, Nivea, Volvo e Continente. De 2002 a 2013 foi na Young&Rubicam que desenvolvi projetos para a Compal, CGD, Bacardi-Martini e AMI, já como Designer Sénior.
Na área de New Business trabalhei para a Wines of Portugal, Loja do Cidadão, Quinta do Pinhão entre outras. Depois de 15 anos dedicados às agências de Publicidade decidi ir viver para o Algarve onde colaboro como Freelancer para – A Minha Casa de Férias, Farol às Riscas Filmes e Etic Algarve.

Joana Franco

2D Artist – Lisboa

DAR COR À VIDA NO MUNDO DIGITAL
Estudei Desenho Animado numa das melhores escolas profissionais do país, a EPI (1999-2002) e em Austin, nos Estados Unidos, onde me especializei em Animação Digital.
Sou Ilustradora e Animadora 2D de formação, e já tenho alguns livros ilustrados por mim em Portugal. Sou sonhadora e criativa, e fundei o STORIES STUDIO para dar cor e vida ao mundo digital e onde já desenvolvi vários projetos para clientes internacionais.
Sou formadora nas áreas de Concept Art e Animação no curso de Videojogos na ETIC e faço parte de um dos projetos mais criativos e mágicos do mercado português, o “Era Uma Vez Um Sonho…” onde colaboro há mais de 16 anos.
Atualmente também trabalho para a Banda Portuguesa DAMA onde já fiz uma série de trabalhos de animação, tendo um deles alcançado os 13 milhões de views.

Portefólio

João de Figueiredo

Designer 3D – Paris, Londres e Lisboa

EFEITOS EM SÉRIE(S)
Formei-me em Animação Tradicional na EPI, em 2003. Prossegui os meus estudos em Paris, em Animação 3D, na LISAA
L’Institut Supérieur des Arts Appliqués, onde aprendi e desenvolvi técnicas de Modelização e Animação 3D, VFX e Realização.

Trabalhei nos últimos 10 anos para estúdios de animação e publicidade em Paris, Londres e Lisboa; colaborei em séries de animação 3D difundidas pelo mundo inteiro, assim como para marcas mundialmente conhecidas, através de anúncios publicitários.
Em 2013 regressei a Portugal e fui convidado a colaborar para séries e programas nacionais para a RTP1.
Um ano depois criei o meu próprio estúdio de animação, a E-Motions Creative, onde contribuí para séries de ficção portuguesa, como o Ministério do Tempo e o Inspector Max, séries de sucesso em Portugal. Em 2017 chegámos ao cinema com o filme “Jacinta”, realizado por Jorge Paixão da Costa.
Atualmente faço gestão gráfica e acompanhamento artístico de projetos em freelancer, para meios de comunicação e agências de publicidade.

Animation film industry and TV entertainment

João Pratas

Front End Engineer – Londres

ENGENHARIA CRIATIVA
Terminei com 18 valores o Curso Profissional de Multimédia e, em 2012, emigrei para Londres.
Licenciei-me em Ciências da Computação e Multimédia, na Universidade de Westminster, e recebi uma bolsa de estudo para realizar o Mestrado em Design Interativo e Computação.
Trabalhei em start-ups de web design e numa agência de publicidade digital.
Hoje tenho o privilégio de trabalhar para a Pixar, Walt Disney ou marcas como a Adidas, Google ou Mercedes. Sou Frontend Engineer na Foundry, uma empresa que desenvolve software de VFX-efeitos especiais em vídeo, para o Cinema, Media e Digital Design.

Luís Marques

Diretor Criativo - Los Angeles

Nasci na Ilha da Madeira e desde pequeno, além de querer ser jogador de futebol, também queria ser designer.
Quando descobri a EPI não hesitei em fazer as malas. A minha passagem pela EPI foi importantíssima na minha carreira.
Antes de acabar o curso de Design Gráfico já fazia trabalhos trabalhar no jornal A Bola. Mais tarde passei pela equipa fundadora do jornal i – World’s Best Designed Newspaper (2011). Nesse mesmo ano fui estudar Direção de Arte Interativa em Estocolmo, Suécia.

Hoje em dia sou Diretor Criativo Associado na agência da BBDO em Los Angeles.
Antes trabalhei na Leo Burnett Chicago, na TBWA\ Amsterdam e Crispin Porter Bogusky em Boulder, Colorado. Em publicidade trabalhei marcas de renome mundial como a Samsung, Adidas, Domino’s Pizza e AT&T.

“Portefólio” – The Field Museum

Luís Monge

Realizador – Lisboa

Comecei a minha carreira profissional como Copywriter e Assistente de Realização na SIC, em 1996. Tinha terminado o curso da EPI de Vídeo e aprendi muito no 1.º canal de televisão privado português.
Ao fim de 3 anos passei para as longas metragens, séries de televisão e publicidade, onde desempenhei funções de 1.º Assistente de Realização. Realizei ainda um video-clip para os “Xutos e Pontapés”. O salto para a realização em publicidade foi imediato.
Em 2005 mudei-me para Moçambique, onde fiquei a trabalhar para a RGB filmes. Realizei mais de 100 filmes publicitários durante os 3 anos em que lá estive. De volta a Portugal, continuo a ser Realizador free-lancer e faço assistência de realização em publicidade para marcas e projetos no mercado internacional.

LUÍS MOREIRA

Produtor Musical - Almada

O meu gosto pela produção musical começou através da influência de colegas e de formadores na EPI. Entrei no curso de Som em 2007, fiz o meu estágio profissional na rádio Renascença/RFM e fiquei a trabalhar lá em Pós-produção em estúdio.
Depois segui para Londres, para estudar Sound Design na London Metropolitan University. Voltei a Portugal em 2015 para me dedicar a tempo inteiro à produção de música eletrónica.
Considero-me um jovem artista mas já tenho fãs em todo o mundo: misturo techno progressivo, psicadélico e melódico. Já atuei em palcos de festivais de música como o do Boom Festival (Portugal), Ozora Festival (Hungria), Equinox Experience (Africa do Sul), Forest Escape (India), Hadra Festival (França), BK50 (Rússia) entre outros.