A Escola

Begin here. Get everywhere.

A escola

A EPI é uma escola com cursos nas áreas das indústrias criativas, única em Lisboa, baseada em anos de experiência de ensino, onde estudantes, professores, criadores, artistas, profissionais do meio, trabalham em conjunto para ensinar, aprender e formar.

A visão

A escola nasce em 1991, da visão fundadora de Manuela Carlos, do seu desassossego permanente, espírito irrequieto, curioso e inovador. A sua vocação humanista, a sua capacidade de sonhar e sentido prático, a par da sua entrega afetiva e apaixonada, criaram o projeto educativo da EPI, aquele onde o aluno é o centro de todas as opções.

O método

Na EPI, o método é o de aprender fazendo. A abordagem pedagógica vai para além do conhecimento académico, treinando o pensamento crítico, a capacidade de resolver desafios a par do desenvolvimento de competências técnicas.

A orientação para o projeto permite aliar as competências que a escola valoriza: a técnica, a criatividade, o desenvolvimento pessoal e de carreira profissional do estudante, num ambiente onde impera liberdade, a expressão, a autonomia.

Os professores são profissionais reconhecidos nas suas áreas de especialização e ensinam num ambiente de grande proximidade com os alunos, acompanhando os seus projetos, permitindo a experimentação, o risco, a ousadia, exigindo do estudante trabalho rigoroso e empenho.

Os equipamentos

Para permitir ao aluno o seu percurso rigoroso, a escola é uma instituição state-of-the art, com equipamentos e recursos tecnológicos de topo aos quais os estudantes têm acesso diário, durante o seu horário escolar ou para trabalho de projeto. Os alunos fazem da Escola o seu espaço de trabalho, o seu estúdio, o seu atelier, o lugar onde podem criar livremente.

A cidade

A escola está no coração da cidade de Lisboa, junto à sua frente ribeirinha, entre o Cais do Sodré e Santos. É uma zona em mudança, onde convive a velha cidade com o vibe contemporâneo, jovens empresas, pessoas de todo o lado, artistas, criadores, lojas diferenciadas, espaços noturnos e de restauração. A EPI tem esta centralidade, à cidade, à vida, ao mundo. Não só pelo seu lugar na cidade mas também pelas suas parcerias internacionais.

A credibilidade

A ETIC é certificada pela PEARSON BTEC – Business and Technology Education Council, a maior entidade mundial certificadora de programas de estudo, que atribui o Higher National Diploma. São cursos reconhecidos, a nível académico e profissional, em mais de 90 países e abrem portas a uma carreira internacional.

A ETIC proporciona aos seus estudantes a possibilidade de progressão de estudos de nível superior com reconhecimento internacional. Em parceria com a SOLENT UNIVERSITY SOUTHAMPTON, ministra cursos Top Up Year desta prestigiada universidade britânica na ETIC para a obtenção de diplomas B.A. Hons. (Bachelor of Arts).

A ETIC é certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Ser uma entidade formadora certificada significa que os seus procedimentos e práticas estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação.

O mundo de trabalho

A estreita ligação com o mundo real, com empresas e instituições, a aproximação do ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho completam o projeto educacional da escola que acompanha o aluno, agora novo profissional, nos seus primeiros contactos com o mercado.

A vantagem deste método e da liberdade criativa são únicos. A preparação individual do aluno deixa-o atento a um mundo complexo, de desafios e em constante mudança, no qual poderá participar como profissional e cidadão crítico e justo.