MADE IN EPI: TOMÁS MONTEIRO

.SOU: Tomás Monteiro

.ESTUDEI: Fotografia em 2011/2014

.TRABALHO: Como fotógrafo freelancer

Foi na EPI que aprendi as bases técnicas para o trabalho que atualmente exerço. Durante os três anos em que estive na escola consegui ter algum contacto com várias vertentes da fotografia e utilizar os recursos que na mesma podia encontrar. Fui também selecionado para fazer um estágio sob o programa Leonardo DaVinci (atualmente Erasmus+) que me deu a oportunidade de trabalhar num estúdio em Roma.
Apesar de alguma imaturidade que acabamos por ter nessa fase da nossa vida e, por isso, não reconhecer de imediato o impacto que certas coisas têm na nossa vida, hoje em dia recordo toda a experiência na EPI com muitas saudades. Poder voltar para dar aulas às turmas atuais da escola, faz-me reforçar esse sentimento e relembrar os tempos em que era aluno.

Depois de ter aulas na EPI ainda frequentei alguns cursos mas sem os terminar. Durante o estágio em Roma despendi muito tempo a ver trabalhos de outros fotógrafos e comecei a empregar as bases técnicas que havia adquirido na escola para chegar a determinados objetivos estéticos. Desde então colaborei com vários músicos, atores e agências em Portugal. Tenho trabalho publicado na Vogue, GQ, Portuguese Soul, Forbes, entre outras. Trabalhei na TVI como fotógrafo e gestor de redes sociais de Manuel Luís Goucha e de um projeto de ficção. A par de trabalhos para inúmeros clientes nacionais e internacionais vi o meu trabalho reconhecido pela Forbes ao integrar a primeira lista de ‘30 UNDER 30’ de Portugal.

O conselho que daria a um futuro aluno, apesar de não o ter ouvido quando me deram, é aproveitar mesmo o tempo na escola e tirar melhor partido dos recursos que ela nos dá. No primeiro ano, por exemplo, eu passava os intervalos de aulas de fotografia analógica no laboratório… mas hoje penso que poderia ter aproveitado melhor toda a experiência.

Portfólio | Instagram