Experiências Erasmus+

Como me candidato? Quais as regras? Para que país vou e em que empresa vou estagiar?

O Seminário ERASMUS+ que se realizou no dia 20 de outubro respondeu a estas perguntas e a muitas outras colocadas pelos finalistas EPI através de um encontro online. O Diretor Pedagógico José Pacífico apresentou o projeto, o regulamento da candidatura, condições e forma de funcionamento. Dina Curvêlo, Professora da área de Integração, moderou o encontro, que contou com a presença de Susana Bronze, responsável pela Integração Profissional e Erasmus+.

A conversa animou com as histórias e curiosidades trazidas pelos ex-alunos Beatriz Telo, Rita Mendonça, Joana Manta e Pedro Silva, que já realizaram os estágios ERASMUS+ ou estão a terminar.

Beatriz Telo, a estagiar em Creta, na Grécia, contou que está a adorar, mas no início não foi fácil adaptar-se. “Vim sozinha e ninguém fala a minha língua. O Google Maps foi o meu melhor amigo para saber os caminhos para o trabalho! Trabalho numa empresa pequena como designer e videógrafa”. Beatriz revela que já conheceu um grupo de 9 irlandeses muito simpáticos e já foi com eles conhecer a ilha quer de autocarro que de carro.

Rita Mendonça e Joana Manta estiveram a estagiar em Vilnius na Lituânia, um país onde poucos falam inglês. Rita contou que “esta experiência deu-nos a aprender a dar valor ao trabalho, à responsabilidade e aos horários, a sermos proativos , a tentar encontrar as soluções pois há sempre coisas que falham!”.

“Fiz trabalho de estúdio para grandes marcas, e depois ficava muito feliz de ver o meu trabalho na rua , é bom vermos esse reconhecimento.”

Joana Manta confessou que trabalharam imenso, e que também cozinhavam muito na casa que partilhavam  para levar as refeições para o trabalho.

Pedro Silva esteve em Praga, República Checa, a estagiar na agência DDB. O testemunho focou-se nos desafios e no espírito positivo que é preciso para estas experiências.

“É muito difícil conseguir estágios no estrangeiro, eu fiz mais de 50 contactos. Ia com a mentalidade que estava pronto mas foi uma chapada, o que me permitiu crescer muito profissionalmente. Tive a oportunidade de contactar com campanhas de grandes marcas como a McDonald’s ou a Lipton.” Pedro contou que teve semanas de intenso trabalho mas também passeou pelo país inteiro e fez muitos amigos, inclusive com os portugueses ex-alunos EPI e ETIC que estão a trabalhar na agência.”