Design | Preparar para o mercado de trabalho

Ao longo do ano, a EPI aposta em atividades e visitas de estudo que têm como objetivo preparar os alunos para o futuro, assegurando assim uma metodologia de ensino mais prática e orientada para o mercado de trabalho. Neste sentido, o Curso de Design e Comunicação Gráfica tem vindo a desenvolver várias iniciativas do 1.º ao 3.º ano, através da coordenadora Ana Calvet.

O que é um arte finalista? Para saber o dia-a-dia deste profissional, a turma do 1.º ano esteve à conversa com o Tiago Melo de Carvalho, arte finalista na agência “Mito e Rito“, que lhes alertou para a importância da gestão e arquivo de ficheiros e lhes deu a conhecer os processos de trabalho da sua função.

Já o 2.º ano trocou a sala de aula pelo Centro Português de Serigrafia, onde aprendeu em contexto real e prático quais os processos de impressão tradicional.

Para os alunos do último ano, mais próximos da realidade laboral, são várias as atividades: desde visitas a gráficas como a “PrinTipo“, a conversas e workshops, tais como o workshop de Escrita Criativa, com Lara Barradas e a conversa com a designer e empresária Mariana Antunes, da agência Root. Nesta, refletiu-se a importância das redes de contactos na vida académica, do design sustentável e do conhecimento da produção gráfica para o designer.