ERASMUS+ | THE END
A minha experiência Erasmus+ em Budapeste terminou no dia 24 de julho e, ao olhar para trás, sinto que vivi algo que foi realmente transformador. Foram três meses de desafios e aventuras que me marcaram.
No início, adaptar-me a uma nova cultura foi um grande desafio. Tudo foi um choque, mas aos poucos fui-me ajustando e aprendi a viver de forma independente. Gerir a casa, cozinhar, organizar o meu tempo e vida, de forma a conseguir fazer tudo, tornou-se parte da minha rotina. Foi sem dúvida uma experiência que me preparou para o futuro.
Viajar foi uma das melhores partes desta experiência. Tive a oportunidade de conhecer cidades como Viena, Cracóvia, Munique, Bratislava e Praga, e cada uma trouxe algo especial. Aqueles momentos como nadar no Lago Bled ou conhecer e explorar cidades novas com os meus amigos são lembranças que me irão fazer sempre sorrir!
Profissionalmente, esta experiência foi muito importante para mim. Trabalhar em inglês com colegas internacionais foi uma ótima forma de melhorar as minhas competências linguísticas, mas também de crescer na minha área.
Mesmo havendo desafios e problemas, por exemplo quando andei a fazer viagens entre países sem telefone ou quando comemos a carbonara estragada, aprendemos a solucioná-los e hoje podemos rir-nos deles.
Agora que estou de volta a Lisboa, sinto-me mais preparado e confiante para o futuro.
O Erasmus+ foi, sem dúvida, uma experiência inesquecível. Para além de ter crescido a nível pessoal e profissional, também me ajudou a criar memórias e amizades que nunca vou esquecer!
Consulta aqui o projeto final do Rodrigo
Diário de Bordo #7
Jó Napot kívánok!! Último diário de bordo, escrito com mais tristeza mas também com algumas saudades de casa.
No último fim de semana estive na Polónia com os meus colegas de Praga. Gostei muito de Cracóvia, é uma cidade simples mas muito bonita. Cheguei umas 5 horas antes do que os meus colegas de Praga, então aproveitei e comecei logo a explorar e a fotografar para fazer tempo até eles chegarem.
No primeiro dia fomos ao campo de concentração de Auschwitz. Foi uma experiência que todos devíamos ter pelo menos uma vez na vida. Foi arrepiante estar num sítio onde tanta gente morreu. Para mim foi importante também ter a oportunidade de fotografar e filmar aquilo, vai ser bom poder mostrar a quem não tem oportunidade de visitar o local, o que se passou e como é estar lá.
No dia seguinte visitamos a Old Town e o resto da cidade. Durante a semana finalizámos o trabalho que faltava e admito, não foi pouco. Já tenho todos os papéis tratados e agora é tratar de arrumar a casa e as malas. Vamos ver onde vou meter aquela roupa toda.
Este fim de semana, obviamente, não podia estar parado e fui a Praga de novo. Visitei o que não vi da última vez, aproveitei e festejei um pouco e gastei os últimos cartuchos.
Este projeto foi, sem dúvida, das melhoras coisas que já tive.
Aprendi como viver sozinho e a desenrascar-me e desenvolvi o meu inglês, a nível de trabalho e a nível social, era dos meus maiores objetivos.
Este é o último diário que escrevo em Budapeste e sinto-me bastante realizado com esta experiência!
Diário de Bordo #6
Quase no fim, faltam duas semana para o fim desta aventura.
Tenho saudades de casa, mas também sei que, quando chegar a Lisboa, irei sentir saudades desta experiência.
No fim de semana passado estive em Munique com o meu colega de quarto, Diogo, e com a Gabi do grupo de Praga.
Foi uma cidade super interessante de visitar, ainda para mais na altura do Euro. Visitámos tantos sítios e até estivemos numa praia fluvial onde supostamente não se podia nadar mas estava cheio de locais e, claro, não íamos perder a oportunidade de nos juntarmos a essas pessoas e fomos também nadar. Chegámos até a visitar uma Fan Zone do euro e vimos 2 jogos por lá. Gostava de lá ter estado mais tempo.
Esta semana, na quarta-feira, eu e os meus colegas de Budapeste estivemos num barco à vela no maior lago aqui de Budapeste, o lago Balaton. Tivemos a oportunidade de conduzir o barco e ainda nadar pelo rio (que tinha cobras de água).
Claro que não perdi a oportunidade e gravei tudo.
Este fim de semana os nossos colegas de Praga estiveram em Budapeste e fiz de guia turístico!! Foi bom poder visitar esta cidade linda como deve ser e ainda conhecer coisas novas.
Também me tenho esforçado para me adaptar à comunidade daqui, inclusive aprendi algumas palavras em Húngaro para poder cumprimentar e agradecer. às pessoas.
Diário de Bordo #5
Mais duas semanas passadas em Budapeste e finalmente com menos preocupações, já com exames feitos!!
No ultimo fim de semana estive em Portugal para realizar os exames e foi muito bom rever a família e os amigos mas ao mesmo tempo foi menos um fim de semana a conhecer outro país ou cidade nova pela europa 😂,
Esta semana estamos concentrados em preparar novas tarefas em conjunto com a empresa. Estou bastante empolgado pois vou dirigir uma publicidade para a nossa empresa e isso é o que mais gosto de fazer dentro da área.
Neste momento, acabei de chegar da Eslovénia. Fui de viagem com a Catarina de Budapeste e com a Gabi e com a Maria de Praga. Foi uma surpresa porque estávamos com esperança para ver a cidade e acabámos por visitar muito mais do que havia a volta de Liubliana. Estivemos no Lago Bled, nadámos em águas cristalinas e andámos a pé durante 7km. Foi lindo de visitar!!
No domingo visitámos Soteska Vintgar, uma vila com cascatas lindas e fizemos um trilho de passadiços que foi literalmente perfeito, foi pena ter de se pagar para poder estar lá, mas compensou.
Eu e a Catarina já chegámos a Budapeste e vamos diretos do autocarro para o trabalho, mas sinceramente compensa tanto que nem interessa as horas que dormimos.
Agora estou a planear as próximas viagens e estou super ansioso!! Szia!!
Diário de Bordo #4
Nestas duas últimas semanas a rotina foi mais calma, mas o trabalho acumulou-se.
Dediquei-me ao estudo para os exames que irei realizar em Portugal, o que me impediu de visitar novos países.
Nestas duas semanas, tive a possibilidade de estar em Szeged, uma cidade na fronteira com a Sérvia e a Roménia, onde gravámos entrevistas a alunos da faculdade de Szeged. Também estivemos a trabalhar com um grupo de alunos da Grécia e acabamos por ir sair com eles e mostrar-lhes um pouco de Budapeste.
O tempo tem passado rápido. O primeiro mês foi de adaptação ao novo país e à nova rotina, enquanto este segundo mês tem sido para colocar em prática tudo o que aprendi.
As principais vantagens deste programa, para mim, são a possibilidade de conhecer novos locais e países e o desenvolvimento do inglês. Praticar o idioma diariamente tem-me permitido melhorar o inglês e a confiança ao falar.
Estou muito feliz com a experiência!! Szia! 🙂
Diário de Bordo #3
Este primeiro mês de Erasmus passou a correr.
Já me habituei à rotina desta cidade e estou a gostar imenso da experiência. Já fiz várias viagens, a mais recente a Bratislava. Fiquei muito surpreendido com a Eslováquia e não estava à espera que fosse tão bonita e calma como foi. No Devin’s Castle, presenciei uma das vistas mais bonitas que já vi, foi memorável.
Em Budapeste, estas semanas foram dedicadas principalmente ao trabalho. Conhecemos um grupo de estudantes gregos e professores italianos e estamos a trabalhar com eles. Estou a gostar muito da dinâmica do meu grupo aqui em Budapeste, é bom apoiarmo-nos uns aos outros e podermos conhecer tudo juntos.
Neste fim de semana, fui a Praga encontrar-me com o outro grupo para celebrar os 18 anos da Gabi. Estou a adorar a cidade, é vibrante e cheia de vida, foi ótimo poder conhecer outro sítio novo para adicionar a lista. A minha parte favorita de Praga foi a Old town Hall, parece que estamos num cenário de um filme medieval. Também foi muito fixe jogarmos laser tag com os alunos da ETIC que também estão de Erasmus em Praga.
Estas semanas também me ensinaram a ser mais independente, especialmente porque o meu telefone avariou enquanto estava de viagem e estive em Bratislava e Praga sem telefone. Houve momentos em que estive incontactável e sem Google Maps. No entanto, isso acabou por ser positivo, pois aprendi a orientar-me sozinho sem a ajuda do GPS.
Viajar está a tornar-se um vício, e toda esta experiência tem sido incrível.
Estou muito feliz com o que já vivi neste mês e estou pronto para o que aí vem!!
Diário de Bordo #2
Estas duas semanas passaram muito rápido, já me habituei à rotina desta cidade e estou a gostar muito. É interessante perceber como a cultura é diferente.
Fizemos a nossa primeira viagem para fora e fomos a Viena com o pessoal de Praga. Foi muito bom poder estar um pouco fora de Budapeste a conhecer um novo sítio com os nossos amigos e podermos partilhar estas experiências juntos.
Em Budapeste, participámos numa visita guiada pela cidade onde pudemos conhecer algumas coisas novas, sem dúvida o melhor foi o castelo de Buda que tem das melhores vistas que já vi.
Tem sido um desafio interessante conciliar o trabalho com toda a organização da nossa nova vida aqui. Gerir as compras, limpar a casa, lavar a roupa, etc. Sei que tudo isto me vai permitir sair daqui muito mais desenvolvido em todos estes aspetos e preparar-me para viver sozinho futuramente.
Um desafio desta semana que, sem dúvida, nos fez aprender foi a carbonara que comprámos no supermercado à pressa. Eu e o Diogo ficámos muito mal da barriga e tivemos que nos “desenrascar” sem os nossos pais aqui.
De resto, estou a adorar a experiência e estou ansioso para o que vem por aí!
Diário de Bordo #1
Já estou em Budapeste e sinto-me muito entusiasmado.
Nestes 4 dias já consegui perceber como esta experiência irá influenciar na minha vida.
Já cozinhei juntamente com o meu colega de quarto e a nossa dinâmica tem sido muito boa, já preparei as refeições para os dias seguintes, limpamos a casa e até aprendemos uma receita nova. Sem dúvida, será uma etapa de aprendizagens que nos irão deixar preparados para o futuro.
Foi um choque perceber que as pessoas deste país não são como nós em Portugal. É uma cultura diferente onde as pessoas agem de forma diferente e têm hábitos diferentes, mas estamos a aprender a adaptar-nos.
Já conheço a minha empresa e o trabalho que vou desenvolver nestes 3 meses. Vou trabalhar com muitos grupos internacionais dentro da minha área o que me vai permitir desenvolver muito a comunicação em inglês. Estou muito feliz por estar a ser bem recebido na minha empresa.
Também fomos a um museu super diferente e interativo chamado “Light Art Museum”. Já conhecemos o centro da cidade e o lindo rio que aqui temos e acho que todos do grupo ficamos apaixonados pela vista. Todas estas ruas e paisagens encaixam muito bem na minha câmara e estou pronto para poder mostrar a todos tudo o que há de bonito e diferente aqui!!
Szia!! 😉