PEDRO AGOSTINHO

Diário de Bordo #2

Desde a primeira semana muito mudou.
Nestas últimas duas semanas pude focar-me mais no estagio.
Já me sinto em casa na residência e as ruas da cidade já começam a fazer sentido e a serem muito familiares.
Continua a correr tudo muito bem.
Temos percorrido e explorado Praga e neste momento já me habituei à ideia de viver 3 meses noutro país, estagiar no mercado de trabalho e viver com amigos.
A cada dia que passa agradeço mais pela oportunidade que a EPI me está a proporcionar, esta experiência está me a ensinar muito. Tanto a níveis técnicos, de trabalho, como a níveis pessoais, de auto-reflexao, resiliência, auto-gestão, maturidade e até de paciência e vontade. Estou a aprender a como lidar com pessoas e todo o tipo de relações que existem mas que nós não estamos a par até termos de as por em prática, com pessoas de outros países que são muito diferentes de nós.
Relativamente aos pontos de interesse destas duas semanas. Vimos o castelo principal de Praga assim como alguns museus. Temos passeado bastante e visto todo o tipo de ruas e parques. Apanhámos também os feriados de dia 1 de maio e 8 de maio, sendo este último um feriado aqui da Chéquia.
Apesar de ter estado a trabalhar neste feriado, sei que nesta área de vídeo tenho que estar pronto para gravar sempre que for necessário, já que não temos um horário regular e fixo como muitas outras profissões. Isto é uma faca de dois gumes, já que é sempre muito enriquecedor e divertido as gravações mas tenho que estar pronto para acordar às 5 da manhã e fazer um turno de 14 horas.
Na cidade, cada vez mais nos desenrascamos e percebemos como funciona os mercados e supermercados daqui, assim como os transportes e a movimentação pela cidade. Já não estranho a diferença cultural e linguística, inclusive já sei dizer algumas palavras em checo.
Para finalizar, queria contar que neste último fim de semana eu e o meu grupo fomos a Viena de Áustria. Foi muito divertido mas cansativo ao mesmo tempo. Foi uma longa viagem pela madrugada de sexta para sábado. Encontrámo-nos com o grupo de Erasmus que está alojado em Budapeste e juntos descobrimos e dormimos em Viena por um fim de semana.
Esperamos fazer mais viagens como esta, aproveitando o facto de estarmos no meio da Europa e arranjando viagens de autocarro ou comboio relativamente baratas, fáceis e versáteis.
Por hoje é tudo, vemo-nos novamente daqui a duas semanas, onde espero ter muito para contar.
Polibek a sýr.

Diário de Bordo #1

Como toda a gente, adoro viajar. Portanto, esta experiência está a ser perfeita para mim.
Chegámos a Praga dia 24/04 e desde então temos passeado bastante. A cidade é linda e até agora estamo-nos a orientar muito bem.
Calhei com um grupo cheio de pessoas fantásticas e divertidas.
Já vimos vários pontos turísticos, atrações diferentes de tudo o que já tinha visto, celebrámos o 25 de abril e vamo-nos habituando à cidade. Existe um grande contraste, seja na língua, na moeda ou nas pessoas.
Neste momento estamos numa residência de estudantes e vamos ficar aqui cerca de 1 mês. A residência é basicamente perfeita. Tirando um elevador assombrado, cheiro a Caril constante, um fogão que se desliga sozinho a cada 5 segundos, pessoas a jogar futebol das 7 até às 22, beatas nas escadas e algumas pessoas rudes. Sem contar com isto é bastante bom, as camas são ótimas, e os quartos bastante acolhedores. Tem vários campos de futebol, basquete, voleibol, corrida e tem ginásio (mas é pago).
Já tive 1 reunião e 2 encontros com a empresa onde vou estagiar, são todos muito simpáticos e acessíveis. Acredito que será um ótimo estágio e que irei aprender e divertir-me muito.
Encerro assim a minha primeira semana em Praga. Até ao próximo diário de bordo.
Polibek a sýr.