PEDRO AGOSTINHO

ERASMUS+ | THE END

Olá, aqui me dirijo uma vez mais. Escrevo a partir de casa (Lisboa) pela primeira (última) vez.
Este percurso na EPI foi incrível e proporcionou-me diversas experiências. Sendo a melhor, que mais disfrutei e aprendi, o programa Erasmus+.
Ao longo destes 3 meses pude documentar e criar um diário de bordo, que serviu para depositar os meus pensamentos e emoções., compartilhar as minhas vivências e guardá-las de maneira a um dia mais tarde poder ler e relembrar todos os momentos incríveis que vivi. É de certa forma estranho escrever este texto através do meu computador e não do meu telefone, num autocarro, elétrico ou até no sofá do apartamento em Praga.
Sem grandes rodeios, queria mostrar a minha gratidão para com a escola e oportunidade que me deram. Depois destes meses de grande diversão, trabalho, stress e aprendizagens, posso dizer com toda a certeza que foi dos melhores momentos da minha vida, até agora.
Fico igualmente feliz por estar de volta e me reencontrar com familiares, amigos e até Portugal. Já disfrutei de férias no Algarve e Lisboa, portanto o sentimento de vazio que o Erasmus+ deixou foi rapidamente preenchido com novas emoções e vivências. Porém, continuo com vontade de, no final das férias, voltar e ficar em Praga por mais uns tempos.
De qualquer forma, a minha vida vai continuar e, quem sabe, no futuro volte a Praga, para rever os amigos e colegas que lá deixei, os locais e ruas que foram a minha casa por 3 meses.
Mais uma vez obrigado pela oportunidade e até uma próxima.
Polibek a sýr.

Consulta aqui o projeto final do Pedro

Diário de Bordo #7

Olá, pela última vez em Praga.
Este final de Erasmus deixa um sentimento misturado de alegria e tristeza. Por um lado, estou com imensas saudades da família, amigos, gata e a minha casa. Por outro lado, não quero ir embora, não quero sair desta cidade e deixar esta liberdade e independência.
De qualquer forma, foram tempos muito bem passados e deixo aqui o que aconteceu nestas últimas semanas.
O trabalho continuou, com várias gravações, mas em geral, mais tranquilo, por isso aproveitei estas semanas para sair bastante à noite e visitar bares e discotecas.
Fomos visitar a Polónia, onde estivemos hospedados em Cracóvia. Passeámos por lá e tivemos também a oportunidade de ir a Auschwitz. Não é o passeio mais feliz porém foi bastante interessante e foi um dia bem passado.
O trabalho continuou, assim como a diversão e preparação para a despedida de Praga.
Outro marco bastante importante e que acaba por ser uma memória que trazemos daqui, é que todos fizemos piercings.
Por fim fomos visitar o “Paraíso da Chéquia” uma cidade bastante diferente e bonita.
Experimentámos disparar Shotgun e Riffle num campo de treino e hoje dedicámo-nos à limpeza da casa e comprar Souvenirs para levar de volta.
Assim me despeço desta experiência incrível.
Polibek a sýr.

Diário de Bordo #6

Olá.
Escrevo diretamente de um autocarro que me traz de volta a Praga.
Estas últimas semanas foram caóticas mas muito boas. Cada vez mais, o tempo começa a reduzir, mas estamos a aproveitar como nunca. Aproveitei para inicialmente descansar das gravações do festival e tirar uns dias para dormir e fazer coisas mais calmas como passear. Uma das coisas mais giras e das experiências mais memoráveis que tive até agora em Praga, foi quando eu e a Gabi fomos ver o jogo de Portugal (sem grande sucesso porque a Chéquia estava a jogar à mesma hora então ninguém estava a passar o jogo de Portugal).
Mas optamos por sair à noite mesmo assim. Como Portugal jogara nesse mesmo dia todos os Tugas estavam facilmente reconhecíveis, com camisolas, cachecóis e até bandeiras (nós). Encontrámos uma data de portugueses que estavam ou de férias ou em Erasmus. Fizemos muitas amizades e até fomos sair com eles a outro bar e a um parque no dia a seguir.
Outros acontecimentos memoráveis: Um concerto de um Rapper checo, Gravações do festival de cinema (onde vi muitas pessoas conhecidas e famosas), concerto da Kim Wilde (👵), jogar bilhar, ir ao Duplex (discoteca num RoofTop) e por fim esta última viagem, a Budapeste.
Aproveitámos o facto de ser feriado na sexta em Praga e tivemos um fim de semana grande.
Vimos o jogo de Portugal (que perdemos 🥖🥐) mas conhecemos outros tugas. Vimos a cidade toda, adorei e foi um tempo muito bem passado, mas estava imenso calor.
Neste momento estou no autocarro a voltar para Praga, são quase 22:00 e estão 29⁰. Enfim, já escrevi muito por hoje.
Até à próxima.
Polibek a sýr.

Diário de Bordo #5

Olá.
Mais uma vez encontramo-nos reunidos para celebrar a tradição do diário de bordo a cada 2 semanas.
Desta vez escrevo de uma cidade diferente na Chéquia, onde estou a gravar o festival de música Darkshire. Tem sido uma grande e, simultaneamente, difícil experiência. Mal tenho dormido e faço turnos gigantes.
No primeiro dia do festival vim com 2 horas de sono e fiz um turno de 21 horas só parando para o almoço.
Por outro lado, é um festival incrível e as pessoas parecem todas muito amigáveis, acho que gostava de vir aqui sem ser em trabalho.
Resumindo um pouco as últimas duas semanas, trabalhei bastante, gravei um evento ao vivo de Hair Show no qual fiz um trabalho que deixou toda a gente, tanto de equipa técnica como de espectadores contentes.
Fui com a Gabi a um café de gatos que adorámos e entretanto já lá voltei com o Cle e o Jorge.
Tive um fim de semana bastante diferente, no qual estive sozinho, já que o Cle e a Maria foram a Portugal fazer exames, a Gabi foi para a Suíça e o Jorge, que fazia anos, esteve com a família.
Mesmo assim, consegui aproveitar. Fui ao cinema, fiz exercício, passeei e li nos parques ao pé de casa. Cozinhei e criei as minhas próprias receitas.
Por último e mais importante, vi o primeiro jogo do Europeu da selecção (que ironicamente foi contra a Chéquia) com o Jorge num bar cheio de Checos. Estavam todos extremamente irritados com os portugueses que celebraram aos berros o golo aos 90 minutos, que deu a vitória a Portugal. Foi uma noite muito bem passada e queria dizer que está a começar a vir o clima de verão, porque tem estado muito calor, mas justo quando comecei a escrever isto começou a chover 🙃.
Vemo-nos no próximo.
Polibek a sýr.

Diário de Bordo #4

Olá outra vez.
Estas semanas foram das mais divertidas até agora.
Por ordem cronológica, celebrámos os anos da Gabi, o que foi muito divertido, já que ela fez 18 anos.
Entretanto, os meus pais e o meu irmão chegaram à Chéquia. Aproveitaram o feriado para tirar umas “férias”, visitar um país diferente e ver o filho “preferido”. Foi muito divertido e aproveitámos bastante.
Como se não pudesse melhorar, enquanto tudo isto acontecia, fui em trabalho para a Eslováquia. Estive numa pequena cidade, situada nas montanhas que separam a Eslováquia da Polónia. Pude ver vistas incríveis e divertir-me bastante. Foram 12 horas de viagem no total, o que só foi possível ao entrar de madrugada e sair de madrugada… De qualquer forma adorei e gostava mesmo de lá voltar.
Continuando, não tive descanso. Estive a passear com a minha família nos dias que cá estiveram. Estive no museu nacional, no Castelo, na Torre Effiel de Praga, na rua mais estreita do mundo, entre outros sítios incríveis.
Continuei com o trabalho, com horários de entrar às 6 da manhã para gravações, compensando com alguns dias de escritório em que entrava às 11.
Um dos sítios mais giros que pude conhecer em trabalho nestas semanas foi um circo. Estivemos com umas gravações no Poner Circus, que no fundo era um festival de moda, foi muito engraçado.
Trocámos de casa e agora estamos a viver todos juntos num apartamento. Portanto, dedicámos também algum tempo a explorar a zona e a conhecer os parques incríveis que temos aqui perto. É uma zona ótima e estou a adorar.
O Jorge comprou uma guitarra  e estamos a divertir-nos imenso a tocar músicas portuguesas para os Checos.
Este último fim de semana foi inacreditável, conseguimos perder um flixbus, enganarmo-nos num comboio e mesmo assim visitámos 2 terras maravilhosas que pareciam reinos independentes.
Enfim, a semana toda a trabalhar e canso-me ainda mais no fim de semana. Assim fico por hoje 😘.
Polibek a sýr.

Diário de Bordo #3

Completámos esta semana um mês em Praga.
Tem sido incrível e não tenho razões de queixa, muito pelo contrário, como podem ver nestes diários de bordo que tenho feito.
Estas últimas semanas foram mais calmas a nível de passeios e muito desgastantes a nível de trabalho. Tenho tido várias gravações, com um horário bastante extenso e trabalhoso. De qualquer forma tenho aprendido muito e visto várias zonas da Chéquia, devido a estas gravações.
Temos aproveitado para ver bem a cidade e passear pelas ruas e lojas. Inclusive fomos ao outlet principal de Praga. Outros marcos interessantes destas duas semanas foram um treino de tiro ao alvo com uma arma, evacuar a residência por emergência de alarme de incêndio, ter visto um memorial a uma vila que na segunda guerra mundial fora queimada por nazis, ter ido (em trabalho) a Sušice uma cidade quase na fronteira da Chéquia e da Alemanha, ter ido à biblioteca e câmara de Praga, ir ao melhor bar que alguma vez já fui (Dog’s bar), ter ido (em trabalho) a uma comemoração anual de cavalos e equitação, fazer LazerTag num salão de jogos e por fim ver a final do mundial de Hockey no Gelo, cuja Chéquia venceu.
Resumidamente, tem passado tudo muito rápido e parece que foi ontem que escrevi o último diário de bordo. Assim sendo, até “amanhã” para o meu próximo.
Polibek a sýr.

Diário de Bordo #2

Desde a primeira semana muito mudou.
Nestas últimas duas semanas pude focar-me mais no estagio.
Já me sinto em casa na residência e as ruas da cidade já começam a fazer sentido e a serem muito familiares.
Continua a correr tudo muito bem.
Temos percorrido e explorado Praga e neste momento já me habituei à ideia de viver 3 meses noutro país, estagiar no mercado de trabalho e viver com amigos.
A cada dia que passa agradeço mais pela oportunidade que a EPI me está a proporcionar, esta experiência está me a ensinar muito. Tanto a níveis técnicos, de trabalho, como a níveis pessoais, de auto-reflexao, resiliência, auto-gestão, maturidade e até de paciência e vontade. Estou a aprender a como lidar com pessoas e todo o tipo de relações que existem mas que nós não estamos a par até termos de as por em prática, com pessoas de outros países que são muito diferentes de nós.
Relativamente aos pontos de interesse destas duas semanas. Vimos o castelo principal de Praga assim como alguns museus. Temos passeado bastante e visto todo o tipo de ruas e parques. Apanhámos também os feriados de dia 1 de maio e 8 de maio, sendo este último um feriado aqui da Chéquia.
Apesar de ter estado a trabalhar neste feriado, sei que nesta área de vídeo tenho que estar pronto para gravar sempre que for necessário, já que não temos um horário regular e fixo como muitas outras profissões. Isto é uma faca de dois gumes, já que é sempre muito enriquecedor e divertido as gravações mas tenho que estar pronto para acordar às 5 da manhã e fazer um turno de 14 horas.
Na cidade, cada vez mais nos desenrascamos e percebemos como funciona os mercados e supermercados daqui, assim como os transportes e a movimentação pela cidade. Já não estranho a diferença cultural e linguística, inclusive já sei dizer algumas palavras em checo.
Para finalizar, queria contar que neste último fim de semana eu e o meu grupo fomos a Viena de Áustria. Foi muito divertido mas cansativo ao mesmo tempo. Foi uma longa viagem pela madrugada de sexta para sábado. Encontrámo-nos com o grupo de Erasmus que está alojado em Budapeste e juntos descobrimos e dormimos em Viena por um fim de semana.
Esperamos fazer mais viagens como esta, aproveitando o facto de estarmos no meio da Europa e arranjando viagens de autocarro ou comboio relativamente baratas, fáceis e versáteis.
Por hoje é tudo, vemo-nos novamente daqui a duas semanas, onde espero ter muito para contar.
Polibek a sýr.

Diário de Bordo #1

Como toda a gente, adoro viajar. Portanto, esta experiência está a ser perfeita para mim.
Chegámos a Praga dia 24/04 e desde então temos passeado bastante. A cidade é linda e até agora estamo-nos a orientar muito bem.
Calhei com um grupo cheio de pessoas fantásticas e divertidas.
Já vimos vários pontos turísticos, atrações diferentes de tudo o que já tinha visto, celebrámos o 25 de abril e vamo-nos habituando à cidade. Existe um grande contraste, seja na língua, na moeda ou nas pessoas.
Neste momento estamos numa residência de estudantes e vamos ficar aqui cerca de 1 mês. A residência é basicamente perfeita. Tirando um elevador assombrado, cheiro a Caril constante, um fogão que se desliga sozinho a cada 5 segundos, pessoas a jogar futebol das 7 até às 22, beatas nas escadas e algumas pessoas rudes. Sem contar com isto é bastante bom, as camas são ótimas, e os quartos bastante acolhedores. Tem vários campos de futebol, basquete, voleibol, corrida e tem ginásio (mas é pago).
Já tive 1 reunião e 2 encontros com a empresa onde vou estagiar, são todos muito simpáticos e acessíveis. Acredito que será um ótimo estágio e que irei aprender e divertir-me muito.
Encerro assim a minha primeira semana em Praga. Até ao próximo diário de bordo.
Polibek a sýr.