MARIA LANÇA

ERASMUS+ | THE END

O ponto final desta experiência de 3 meses já chegou e já não tenho mais souvenirs de Praga para oferecer.
Já cheguei há 1 mês a Portugal e a sensação é estranha, como se o tempo tivesse parado por cá e eu tivesse vivido uma vida inteira em Praga.
Já voltei à minha rotina portuguesa e já pude matar saudades dos mais próximos e aproveitar o verão com os amigos.
Mas agora as saudades convertem-se para a família de Praga, de sair do quarto e haver sempre piadas, das reuniões e jantares de família com mesa ou sem mesa.
Praga foi um ciclo da minha vida que terminou e que foi necessário para este próximo iniciar.
Perceber que cumpri um sonho, de desde que me lembro, é maravilhoso, mas perceber que já está e já terminou é algo que não sei descrever, num momento estou a viver uma das melhores fases da minha vida no centro da Europa e num piscar de olhos estou na pontinha da Europa a voltar à minha vida “normal” que, de certa maneira, agora é vista de outra forma.. parece que agora vejo Lisboa e os dias com “olhos de ver”.
Saí de Praga com uma bagagem mais cheia do que alguma vez pensei, mas não falo de bens materiais e sim de bagagem cultural de cada canto da Europa que visitei, das aprendizagens profissionais que recebi, e das pessoas que estiveram presentes nestes 3 meses e das que estiveram só de passagem, tudo isto vai ficar comigo para sempre.
Praga foi a minha casa durante 3 meses e foi onde vivi tudo, desde felicidade e entusiasmo extremo a achar genuinamente que ia morrer, muitas aventuras e histórias que com certeza não irei esquecer.
Mais uma vez quero relembrar que, para crescermos, temos de sair da “casca” (zona de conforto) e Erasmus+ é a prova disso.
Não podia estar mais agradecida á EPI por me ter dado esta oportunidade e mostrar que o trabalho é recompensado.
E muito obrigada também a família de Praga, aos meus maninhos que tornaram estes 3 meses mais bonitos e que sei que vão continuar a tornar a minha vida também, vou ter saudades de viver no caos com vocês!
Praga espera por mim que não tarda volto para matar saudades da beleza de cada cantinho!
Neskonale vděčný, brzy se uvidíme Praha <3

Consulta aqui o projeto final da Maria

Diário de Bordo #7

Penúltima noite em Praga e último relatório, desta vez não num flixbus porque este fim de semana foi focado em Praga para a nossa despedida e já começamos a fazer uma lista de coisas que temos de fazer ou refazer antes de irmos embora pois os dias já estão contados.
Antes da despedida não posso deixar de contar mais uma viagem feita no fim de semana passado e desta vez foi a Polónia, Cracóvia. Sábado fomos a Auschwitz, i uma experiência difícil de descrever, muito forte mas que acho que não se pode perder se se for à Polónia, parece que cada vez mais hoje em dia é preciso voltarmos a relembrar os tempos antigos e a sua historia. No domingo visitamos Cracóvia e comemos uma comida ótima tipicamente polaca!
Mais uma semana de trabalho passou e desta vez muito stressante para tentar terminar o projeto no qual estive a trabalhar.
E obviamente as aventuras continuam mesmo a experiência estando quase a terminar. Na quinta fizemos os 5 um piercing juntos e chamámos-lhe de nosso souvenir de praga, no sábado o chefe do Pedro levou-nos a visitar a sua cidade chamada de “Paraíso Checo” e realmente é muito bonita rodeada de florestas com os maiores pedregulhos, levou-nos também a comer uma travessa enorme de pato.
A aventura não terminou aqui e, no início da tarde, levou-nos também a um campo de tiros onde experimentámos disparar, relembrando que o senhor tem o curso de polícia.
No Domingo começou realmente a despedida e passámos o dia a limpar e a arrumar a casa e a começar a fazer as malas, e o mais surreal … a comprarmos souvenirs para levarmos para Portugal, algo que parecia tão distante.
Só me resta 1 dia e umas horas e um misto de sentimentos está à flor da pele.
Adorei a experiência, foi incrível em vários sentidos, pessoal e profissional, a maneira como comecei esta experiência foi a pensar que só saindo da nossa zona de conforto é que crescemos e realmente não pode ser mais verdade. Saio de Praga com montes de histórias para contar e com certeza algumas que até aos meus filhos contarei.
Conheci pessoas que tenho a certeza que se vão manter mais tempo na minha vida e não limitar-se aos 3 meses e falo da família de Praga de quem vou ter tantas saudades.
E de Praga obviamente, não me podia ter calhado melhor cidade, cada canto com a sua beleza, uma calma e dimensão perfeita.
3 meses que fizeram diferença na minha vida para melhor, o realizar de sonho de uma menina pequena, e por isso só tenho de agradecer à EPI.
Uvidíme se brzy, Praha <33

Diário de Bordo #6

Estes últimos tempos têm sido com muitos “mixed feelings” porque os dias para voltar a casa aproximam-se cada vez mais, não consigo evitar a sensação de euforia para aproveitar os últimos 17 dias em Erasmus e tudo o que isso envolve, mas também já cheguei ao ponto de que voltar a dormir na minha cama de Portugal me parece muito tentador…
A vida em Praga, mesmo já sendo uma rotina completa, continua a surpreender,. Provei finalmente os Knedlíns um pastel de batata com vários sabores Checo que, sendo sincera, evitei durante os quase 3 meses, mas ganhei coragem e adorei!!
Outro programa muito engraçado que fizemos os 5 foi irmos jogar snooker, algo que nunca me chamou a atenção mas que, quando começámos, a nossa falta de jeito e o bom humor convenceram-me!
E como não podia faltar, mais um relatório feito enquanto estou num flixbus a voltar de uma viagem, desta vez a Budapeste!
Tinha algumas expectativas para esta cidade e achei a parte turística e dos monumentos absurdamente bonita, mas o resto da cidade não adorei e não me senti muito segura, por isso acho que não seria daquelas cidades em que me veria a morar.
Não deixou de ser uma experiência ótima e visitámos alguns dos principais pontos turísticos mais importantes, inclusive não me sai da cabeça o passeio de barco à noite a ver o Parlamento todo iluminado!
Outro assunto que não me sai da cabeça foi o jogo da seleção contra a França que vimos lá também, todos juntos… Não teve o melhor final mas conhecemos muitos portugueses com quem fizemos amizade imediatamente!
Todas estas experiências cansam bastante e por isso vou aproveitar as 7h de viagem para descansar!!
Zatím!

Diário de Bordo #5

Estou neste momento num Flixbus onde vou passar a noite pois estou a voltar agora da Eslovénia, um país que nunca pensei ter interesse mas que foi dos países mais bonitos que alguma vez vi, um país em que cada paisagem é surreal e cada fotografia parece uma pintura.
Viemos sexta e vamos chegar segunda as 8 da manhã, apensar das 9h e meia no autocarro serem dolorosas, valeu bastante a pena, e mais aventuras foram adicionadas a lista!
No sábado fomos ao Lago Bled que durante a manhã inteira não conseguia acreditar que era real o que estava a viver, não fazia ideia que era possível existir uma água tão azul e cristalina, e claro com os 35 graus que faziam não pudemos deixar de passar quase o dia todo na água!
Estávamos tão distraídos com a paisagem que acabámos por fazer os 7 km à volta do lago, quase sem esforço!
No dia seguinte fomos aos trilhos da cascata de Vintgar que valeu super a pena!
A conclusão desta viagem, mais uma vez, foi que quero obviamente voltar com mais tempo e com carro que facilitaria muito mais, porque acho que nestes 2 dias andámos mais do que nas últimas 2 semanas!
No fim de semana anterior também viajei mas foi uma viagem diferente, não de descobertas mas de reencontros. Fui a Portugal fazer o exame e obviamente matar um bocadinho as saudades que já eram imensas!
Falta exatamente 1 mês para esta experiência terminar e é difícil descrever a sensação. É estranho pensar que mais um ciclo da minha vida está quase a terminar para começar outro, mesmo parecendo que ainda agora começou…
Zatím!

Diário de Bordo #4

Metade da experiência já passou e só me resta mais 1 mês e meio, o que me deixa um pouco assustada com a rapidez do tempo.
Adoro a sensação de que cada dia será uma história para contar e que em 15 serão inúmeras. E nestes 15 dias não foi exceção! Começámos a semana a mudar de alojamento, onde passámos das residências de estudantes partilhadas para uma casa assustadoramente grande com 5 quarto, um para cada, 4 casas de banho, 1 forno, 2 sofás gigantes, 1 mesa de jantar gigante também e até uma televisão com Netflix, por isso diria que depois daquela experiência o luxo chegou a nós!
Passámos uma semana de trabalho super bem instalados e neste fim de semana fomos a duas cidades daqui da Chéquia, uma delas planeada e outra não… Acordámos sábado ás 5:40 da manhã para apanhar um autocarro as 7:00 para Cesky Krumlov uma cidade a umas horas de Praga, mas tirar um grupo de 5 jovens de casa a horas é complicado e por isso ás 7:02 vimos o nosso autocarro a passar por nós, depois de tanta correria ficámos super desanimados mas começámos logo a pesquisar outras cidades que poderíamos visitar para não ficarmos em casa, e por isso decidimos ir a Kutna de comboio.
Fomos para o comboio mais animados mas quando nos sentámos e o comboio arrancou apercebemo-nos que estávamos no comboio errado. Gostaria de dizer que na altura teve piada mas não, era demasiado cedo para isso… saímos do comboio e finalmente apanhámos o certo e lá chegámos ao nosso destino não planeado. Era uma cidade que se parecia com uma cidade portuguesa do interior e deu para passar bem o dia!
Com o acontecimento do dia anterior não podíamos deixar de ir a Cesky Krumlov e comprámos logo novos bilhetes, e nesse dia não havia sequer hipótese de atraso e chegámos quase 1h mais cedo.
Quando lá chegámos, percebemos imediatamente que ainda bem que não desistimos daquele destino, uma cidade indescritível, cada canto tem a sua beleza e faz lembrar um mundo da Disney!
Nunca me vou esquecer da cidade e dos 2 velhotes e o cão que conhecemos, únicos 3 seres checos simpáticos que me compensaram pelo 1 mês e meio infernal a aturar checos…
Zatím!

Diário de Bordo #3

Já passou 1 mês desde que chegámos a Praga e já estamos quase em junho… O tempo está a passar a voar, mas acredito que seja porque o estou a aproveitar bem!
Nesta altura as saudades também já começam a apertar, mas basta pensar no sonho que estou a concretizar para compensar.
Tenho de admitir que apesar de adorar a cidade, já não aguento checos, nunca vi pessoas tão rudes e antipáticas e honestamente agradeço imenso por eles não perceberem português…
Tirando isso, mais 2 semanas passaram e mais experiências vividas, continuo todos os dias a explorar a cidade, e mesmo a passar pelos mesmo sítios, parece que vejo sempre coisas novas, fomos ao Dog’s Bar, um bar muito conhecido cá, que me surpreendeu pela positiva e que adorámos, fizemos Laser Tag com o grupo de alunos da Etic que também estão cá e detesto admitir que a Epi perdeu contra a Etic… Mas foi injusto, eles já tinham prática!!
É super engraçado ver que num mês já temos a nossa rotina de grupo totalmente marcada, desde ordem de banhos a almoçar wraps todos os sábados na feira de Praga!
Um terço da experiência Erasmus já está, mal posso esperar pelo resto!
Zatím!

Diário de Bordo #2

Em 3 semanas já vi e fiz imensas coisas, e apesar de estar a passar super rápido já parece que estou aqui há muito tempo e já criei uma rotina.
Comecei a trabalhar e estou a adorar a empresa onde estou e a sua dinâmica, até agora as pessoas de lá sempre super bem dispostas e disponíveis.
Apesar da rotina já criada, nunca perdemos uma oportunidade de “turistar” por Praga e já sentimos que conhecemos bastante bem a cidade.
Estando no centro da Europa não podemos deixar de visitar outros países aqui ao lado e este fim de semana foi Viena na Áustria e juntámo-nos com mais 2 colegas da Epi que estão também em Erasmus em Budapeste, fomos às 2 da manhã e chegámos às 6 de sábado e só voltamos a Praga à meia noite de domingo, visitámos o Museu Belvedere, alguns palácios e catedrais, uma feira de diversões e um bairro com edifícios muito diferentes, gostei imenso da viagem e da cidade tão bonita e sem dúvida quero lá voltar com mais tempo!
Durante estas 2 semanas aconteceram tantas aventuras e experiências que até o Sporting foi campeão e não podíamos deixar de festejar e de o representar mesmo estando cá!
Zatím!

Diário de Bordo #1

Há 5 dias que aterrei em Praga, República Checa, com mais 4 colegas da escola, um grupo que desde que nos juntámos que nos demos muito bem, desde o preparo para a viagem, a viagem e a dinâmica de casa.
Chegámos à cidade e fomos diretos para as residências de estudantes onde vamos estar alojados, eu e a minha colega numa residência com mais 2 estudantes e os 3 rapazes do nosso grupo juntos noutra. Deparámo-nos com algumas questões desde um cheiro a caril insuportável, sendo as colegas de quarto não muito asseadas, mas quando nos candidatámos a esta experiência já sabíamos que não ia ser tudo perfeito e que estes percalços fazem parte da experiência incrível que está ser porque até agora todas estas situações se tornaram em piadas!
Nestes últimos dias já explorámos imenso a cidade e já estou totalmente apaixonada pela mesma, uma cidade super bonita e calma!
Não podíamos deixar de visitar a famosa Charles Brige, o Relógio Astronómico e comemos um “Trdelnik” a achar que era um doce típico Checo mas afinal era Húngaro… Mas não deixou de ser ótimo!
Já tive a entrevista com a empresa onde vou estagiar, e segunda vou começar a trabalhar e conhecer a equipa, posso dizer que a primeira impressão foi muito boa, mal posso esperar!

 

Zatím!