Diário de Bordo #7
Este é o meu último relatório, uma vez que a minha estadia em Praga está a acabar.
Estes últimos messes passaram mais rápido do eu imagina e nem parece que já estamos aqui há 3 messes.
Durante este programa tive a oportunidade de estagiar numa empresa que gostei muito, onde todas as pessoas eram simpáticas e interessavam-se muito pelo meu trabalho e sempre me ajudaram em tudo o que eu precisava, mesmo fora do estágio.
Ainda tenho um dia de trabalho para entregar o equipamento que me emprestaram e os trabalhos que ainda não entreguei.
Durante estes meses também cresci muito a nível pessoal e sinto-me uma pessoa mais independente e preparado para o que vem aí vem a seguir.
Durante este tempo, também tive a oportunidade de viajar imenso pela Europa e estive em países como a Áustria, Hungria, Alemanha e Polónia, este último no fim de semana passado. Eu e todo o grupo de Praga estivemos em Cracóvia onde pudemos riscar mais um país da nossa agenda. Para além de visitar a cidade de Cracóvia também visitámos Auschwitz que, apesar de ter sido uma experiência muito triste, também sinto que foi muito importante para nos relembrarmos da nossa história e lutar para que o mesmo não volte a acontecer. Eu vou ter muitas saudades de Praga e com certeza voltarei para matar saudades e relembrar alguns momentos desta viajem.
Muito obrigado por tudo!
Diário de Bordo #6
Desde o último relatório, fui a Portugal a realizar o exame nacional de Inglês e aproveitei para visitar a minha família e amigos, especialmente os meus avós que já não via há mais tempo.
Foi bom rever a minha cidade, mas também queria voltar para a Praga para continuar a explorar este lado da Europa.
À medida que os dias passam, sentimos que já falta muito pouco tempo para irmos embora, por isso estamos a tentar aproveitar ao máximo.
No último fim de semana, eu e o grupo de Praga, fomos a Budapeste conhecer a cidade e visitar o outro grupo de Erasmus da EPI que está lá a estagiar.
Aproveitámos a sexta-feira, que era feriado aqui na república checa, e ficámos 3 dia em Budapeste s.
Durante a nossa visita à cidade, vimos alguns dos lugares mais icónicos, como o parlamento da Hungria e a praça dos heróis, mas também aproveitámos para sair e ver o jogo de Portugal contra a França.
No último dia da viagem estava tanto calor que decidimos ir a umas piscinas que nos foram aconselhadas pelos nossos amigos e tenho a dizer que foi a melhor ideia.
Diário de Bordo #5
Durante o tempo que passou desde o último relatório, fiz 18 anos e a minha família veio visitar-me a Praga e eu fui o guia deles durante o tempo que estiveram cá. Levei-o aos lugares turísticos e alguns não tão conhecidos que eu fui descobrindo.
No fim de fim semana seguinte, voltei a Viena para visitar uma universidade. Tive a oportunidade de também visitar o que faltou por ver da última vez que estive lá.
Gostei muito da cidade, tal como quando lá estive há um mês. Espero um dia voltar e estou muito ansioso pelos lugares que ainda tenho por ver noutras cidade e países.
Diário de Bordo #4
Nestas últimas semanas tive a oportunidade de visitar parte da minha família na Alemanha, fiquei na cidade de Limburg, a cerca de 40 minutos de Frankfurt.
Esta foi a minha primeira vez na Alemanha e posso dizer que fiquei com uma boa impressão no geral. Também aproveitei estar muito perto da cidade de Koblenz para a visitar pois tinha ouvido falar muito bem da cidade . Ambas as cidades são lindas, Limburg para mim foi uma cidade ótima para a minha primeira visita à Alemanha pois não é muito grande mas tem todos os traços culturais tradicionais da Alemanha como arquitetura, gastronomia e pessoas bastante simpáticas, enquanto Koblenz era bastante diferente, é uma cidade com muita natureza, tive a oportunidade de fazer um passeio de barco que se estendeu pela cidade e arredores e também o passeio de teleférico que leva ao castelo no topo de uma montanha que tem uma vista incrível sobre a cidade.
Adorei o que vi da Alemanha e mal posso esperar por voltar.
Após esta viagem, voltei a Praga para ter tempo de arrumar as minhas coisas pois no domingo eu e o resto do grupo mudámos de apartamento.
O nosso apartamento novo é muito maior e tem quartos individuais para toda a gente, o que não era o caso no apartamento anterior. Eu gosto muito mais deste apartamento devido ao tamanho e à localização, apesar de demorar um pouco mais a chegar ao local de estágio. Apesar de já estar em Praga há pouco mais de um mês, sinto que ainda temos imenso para explorar tanto em Praga como noutros países.
Diário de Bordo #3
Estas últimas duas semanas explorámos novos lugares turísticos da cidade como o Jewish quarter e o Vojanovy Sady que é um jardim lindíssimo com pavões. Também fui a imensas lojas em segunda mão e provámos algumas comidas como o Knedlín.
A meio desta semana, esteve cá a irmã e o cunhado do Clé, um dos meus amigos e colega da EPI. O seu cunhado Tom é checo então ele deu-nos ótimas recomendações de lugares para comer e bares.
Um desses bares chama-se “Dog Bar” e foi uma noite incrível e um lugar onde vamos voltar sem dúvida.
Diário de Bordo #2
Estas ultima duas semanas têm sido de aprendizagem de uma nova cultura e criação de rotinas, agora que nos preparámos para a nossa primeira viagem.
Depois de duas semanas a explorar Praga é muito estranho ver tudo o que ainda falta ver nesta cidade mas com os estágios já a decorrer vamos vendo o que falta aos poucos, mas tenho a dizer que Praga tem correspondido às minhas expectativas e provavelmente vai acabar por superar, não podia estar mais satisfeito com a cidade que me calhou.
Estas semanas também têm sido de preparações pois desde que nós fomos aceites neste programa que nos foi dito que ia passar muito rápido, então decidimos não perder tempo e fazer a nossa primeira viagem desde que chegámos a Praga e a cidade escolhida foi Viena, capital da Áustria.
Saímos de Praga às 02:00 da manhã para chegar a Viena por volta das 06:30. Para além de todo o grupo de Praga também nos encontrámos com dois alunos doo grupo de Budapeste que também queriam conhecer a cidade.
Esta viagem foi das melhores da minha vida e Viena está sem sombra de dúvida no meu top, talvez por Viena ser historicamente uma cidade muito musical e eu ser um alunos de produção e tecnologias da musica tenha afetado essa escolha, mas sem duvida tenho que lá voltar.
Diário de Bordo #1
A nossa aventura começou no dia 24 de Abril. Levantámos voo às 08:30 e aterrámos no aeroporto de Praga pouco mais de 2 horas depois, onde nos encontrámos com a parceira da escola que nos levou ao nosso apartamento provisório para o primeiro mês da nossa estadia. Nesse dia, fizemos as primeiras compras e descansámos para termos energia no dia seguinte.
No 25 de abril fomos pela primeira vez ao centro de Praga, onde comprámos um cravo para celebrar o dia e fomos a alguns dos pontos mais turísticos da cidade.
Na sexta feira dia 27 encontrei-me com o chefe do estágio onde me foi descrito o tipo de trabalho que vou fazer e foram -me dadas instruções para começar a trabalhar. Todas as pessoas da empresa onde vou estagiar foram extremamente simpáticas e deram-me dicas para a minha estadia na cidade.
É incrível passar 3 meses aqui pois podemos ver tudo com calma e até divagar e ver coisas que se calhar numa viagem normal não iríamos perder tempo a ver.
Posso dizer que Praga é sem dúvida umas das cidades mais lindas onde já estive e sinto-me extremamente feliz.
Mal posso esperar por continuar a explorá-la com o grupo.