ERASMUS+ | THE END
Nestes últimos 3 meses cresci imenso, arranjei amigos novos e aprendi a estar num ambiente de trabalho e ser profissional.
Agora que cheguei a Portugal, olho para o Erasmus de forma diferente, fiquei com boas memórias para o resto da vida e não trocava esta oportunidade por nada!
Vou relembrar agora os melhores momentos da Lituânia:
No primeiro mês, conheci um grupo de franceses que também estavam em Erasmus em Vilnius, conheci as pessoas da Meinart, (a empresa onde trabalhei) e eles deram-me a conhecer a Lituânia. E conheci também a Sofia, a Rafa e a Bianca, que apesar de serem da mesma escola, e eu já as ter visto no corredor, ainda não conhecia pessoalmente.
No segundo mês, vi jogos de futebol franceses dos clubes dos meus amigos, vi a final da champions com eles também. Acertei um ter Flip, que é um truque de skate que eu estava a tentar há imenso tempo. E ainda visitei cidades novas na Lituânia com as raparigas. Infelizmente também torci o pé no final do segundo mês.
No terceiro mês, vi o euro no ecrã gigante em White bridge park com as raparigas, e com os franceses. Fui a Amsterdão para a graduação da minha irmã, e depois despedi-me dos meus novos amigos (por agora), dos meus colegas no trabalho e da Lituânia. O terceiro mês foi o mais calmo dos 3, mas foi tão bom quanto os outros.
Consulta aqui o projeto final do Diogo
Diário de Bordo #7
Já está quase no fim. Começámos a fazer as malas, é difícil de acreditar que já acabou o Erasmus.
Estas últimas semanas tenho aproveitado imenso!
Primeiro, passei um fim de semana em Amsterdão com a minha família e foi incrível. Depois voltei para Vilnius, embora com grande dificuldade, porque o meu avião atrasou-se e perdi o voo de conexão que me ia levar para Vilnius. Portanto, acabei por passar a noite em Riga e não dormi mais do que 3 horas, cheguei a Vilnius às 7 da manhã o que mal me deu tempo de chegar a casa e tomar duche antes de ir para o trabalho 😭.
No entanto, o resto da semana foi muito fixe, eu e a sofia tivemos direito a um “pizza party” para a nossa despedida da Meinart, e levámos uma tarte para lhes agradecer.
Vi os amigos que fiz cá pela última vez e ainda fui patinar no gelo e andar de kayak no rio com as minhas amigas de Erasmus.
Agora, estou a fazer as malas para voltar para Lisboa e, embora esteja contente de voltar e ver a minha família, estou com pena de ir embora e de me despedir dos amigos todos que fiz aqui.
Talvez um dia nos encontremos noutra parte do mundo.
Diário de Bordo #6
Já só nos restam duas semanas cá e agora começa a corrida contra o tempo para fazer todas as coisas que ainda não fizemos.
Este fim de semana fomos a kaunas ver o pilis (castelo) mas começou a chover imenso quando estávamos a passear na cidade e acabámos por andar 40 minutos à chuva.
Também vimos o jogo da seleção no ecrã gigante de white bridge e infelizmente esse programa não acabou muito melhor do que o de kaunas.
Tivemos mais sorte quando fomos aos green lakes, onde há uma pequena praia artificial, tivemos a oportunidade de nadar no lago e a água não estava gelada 😁. E depois do lago ainda fomos visitar o castelo de Vilnius.
Na próxima semana não vou estar em Vilnius mas eu e as raparigas estamos a combinar um programa muito fixe para o fim de semana antes de irmos embora.
Diário de Bordo #5
Já só falta um mês!
Estas últimas semanas foram incríveis. A semana passada, os meu pais estiveram cá e tive a oportunidade de passar tempo com eles e conhecer melhor o país, mostrei-lhes os sítios onde já tinha ido em Vilnius, fomos a Kaunas e aos lagos à volta de Vilnius. Adorei estar com os meus pais, já estava com saudades .
Infelizmente, nessa semana, também torci o meu pé a andar de skate e agora estou de muletas e não posso andar de skate durante 6 semanas.
Ir ao médico aqui foi um bocado assustador porque eu não costumo ir sozinho ao médico e ainda por cima aqui eles não falavam inglês, mas consegui desenrascar-me.
Agora vamos aproveitar ao máximo o tempo que nos resta!
Diário de bordo #4
O tempo está a passar mesmo rápido, já vamos a mais de meio.
Tenho estado a divertir-me imenso nestas semanas, mas o maior evento foi o pink soup festival, a sopa rosa e a comida tradicional da Lituânia. É uma sopa de beterraba fria e eles têm muito orgulho na comida deles, por isso criaram um festival em honra da sopa.
Foi um dia muito bem passado, a andar no escorrega rosa e a comer a sopa que, de facto, é bastante boa.
Agora estou em Riga com os meus pais e portanto já sei que vou ter muito mais para escrever no próximo diário.
Diário de Bordo #3
Wow, nem acredito que já passou um mês desde que chegámos!
Não sei como explicar o sentimento de estar cá, por um lado tenho saudades de casa e da minha família, mas por outro não quero ir embora de Vilnius nunca!
Tenho sempre um programa novo todos os dias e ainda não tive um dia aborrecido.
Temos estado a conhecer ainda mais a cidade e no dia 12 fomos a Trakai. Trakai é incrível, é uma cidade muito pequena, mas que tem um castelo no meio de um lago, nós alugamos uma gaivota e passámos ao lado do castelo antes de irmos visitar o interior.
Estou ansioso para conhecer mais deste país!
Diário de Bordo #2
Vilnius tem sido uma experiência incrível!
No dia 3 de maio mudei de casa, o meu colega de casa é francês então damo-nos muito bem porque eu também falo francês.
Tenho saído com ele e os outros franceses que estão em Vilnius e tenho feito imensos amigos.
Tenho visitado a cidade e estou a adorar.
No trabalho eu e a Sofia temo-nos divertido imenso, as pessoas são super simpáticas e estão sempre disponíveis para nos ajudar quando temos dúvidas.
Diário de Bordo #1
Cheguei a Vilnius!
O meu quarto é muito fixe e está no meio da cidade, o que significa que posso andar a pé (e de skate) para todo o lado.
Conheci já imensas pessoas novas que também estão em Erasmus.
Cada dia que cá estou gosto mais da cidade, e no meu trabalho as pessoas são super simpáticas.
Sábado fui ao centro da vila procurar pessoas a andar de skate para ver se conseguia fazer mais amigos mas aparentemente em Vilnius os skaters só saem mais a noite para andar.
Domingo joguei vólei de praia em “white bridge square” com os franceses do Erasmus. Estou a divertir-me imenso em Vilnius!