DIOGO FERNANDES

ERASMUS+ | THE END

Regressar a casa após os 3 meses em ERASMUS+ desperta um sentimento difícil de descrever, nem sei bem como explicar. Tem sido um momento de reflexão, pensar no que já passou e no ciclo que se fecha.  Agora ficam a experiência e as memórias. Já são memórias… foi realmente uma experiência única e que me ajudou a desenvolver tanto profissionalmente como pessoalmente, foi um crescimento pessoal enorme.
Mas as saudades de casa já estavam a falar mais alto, estar no nosso espaço é sempre diferente e esta experiência fez-me perceber isso, e fez-me aprender a dar mais valor ao que tenho aqui, ver as coisas de outras perspectivas!!
Em termos profissionais o estágio foi incrível, consegui experimentar e trabalhar em quase todas as áreas do curso de Multimédia. O que me vem ajudar nas decisões a tomar em relação ao meu futuro, foi realmente enriquecedor.
Aqui me despeço, este é o último dos famosos relatórios, que me permitiram relatar a experiência e partilhá-la.
Agradeço à EPI pela oportunidade de ter participado neste programa único que tanto teve para me oferecer 😁

Consulta aqui o projeto final do Diogo

Diário de Bordo #7

Faltam três dias para ir para casa. É um pouco assustador, pensar que durante três meses vivi aqui em Budapeste, tive uma rotina, todos os dias trabalhar na Arbor Talent, de seguida cozinhar, treinar, etc. e que em três dias tudo isto fica para trás… Agora, perto do fim, tenho um sentimento estranho, já tenho saudades de casa e quero voltar, mas ao mesmo tempo não estou preparado para  que isto acabe, realmente foi uma experiência única.
Nestas últimas semanas, foi altura de fechar os projetos no trabalho e  começar a despedir-me do escritório que me acolheu nestes três meses, até tirei uma foto com o meu chefe! Em geral, o trabalho foi incrível, pois pude trabalhar em várias áreas, o que foi bom para a minha evolução como profissional. Na última semana gravámos as nossas entrevistas que ainda estou a finalizar, o que foi engraçado por sermos nós a gravar e a editar.
No fim de semana passado estive na Croácia, em Pula, com a Kat e com a Ana e tive a oportunidade de conhecer esta cidade tão acolhedora e de conhecer as praias tão bonitas, a água era azul cristalino, via-se o fundo em qualquer sítio. Foi, sem dúvida, das experiências mais incríveis que tive.
Também fizemos os quatro um piquenique na ilha margarita, onde passámos um bom momento e falámos sobre vários assuntos, meio um pensamento de despedida destes momentos que estão a acabar.
Como estamos quase a regressar a Portugal e também estou quase a começar a minha pré-época de futebol, comecei a realizar os meus treinos aqui em Budapeste, o que tem sido uma ocupação nestas últimas semanas e tem sido interessante porque ao correr fui conhecendo pessoas daqui e agora sempre que vou treinar as pessoas já me conhecem hahaha.
Este fim de semana acho que tive a maior aventura do Erasmus. Fiquei doente e tive de ir a um Hospital, uma aventura meu deus, ninguém falava inglês,  e tive de descobrir sozinho se estava nos sítios certos e se estava a fazer as coisas certas, foi um desafio de loucos, mas foi um momento de grande aprendizagem.
Agora é aproveitar tudo ao máximo até ao fim e acabar da melhor forma!
Agora só volto a escrever quando já tiver em terreno português!

Diário de Bordo #6

Mais duas semanas se passaram e estas diriam que foram as que passaram mais rápido e as que foram mais malucas!
Estive na minha cidade favorita, Munique, na Alemanha, o que acabou por ser um dos pontos fortes desta semana, lá visitei tudo e sentia que já conhecia a cidade de tanto querer ir lá, tive a oportunidade de estar numa Fan Zone oficial do euro, que me fez delirar completamente um sonho de criança concretizado, foi incrível, Munique foi lindo e uma cidade que tenciono voltar várias vezes porque está realmente no meu coração.
Em Budapeste eu e o Rodry moramos com um senhor numa casa, que é muito simpático e gosta muito de nós e convidou-nos para ir fazer uma viagem de barco à vela com ele, pois ele tem um e conduz o que foi inesperado tenho de confessar, mas assim foi os quatro juntos fomos até ao Lago Balaton, e embarcámos nesta tal viagem, foi muito giro e tivemos a oportunidade de conduzir o barco e nadar nas águas lindas do lago, uma experiência diferente.
Entretanto aconteceu um acontecimento triste, PORTUGAL foi eliminado do euro, tanto esforço e dedicação de apoiar a nossa seleção em Budapeste para no fim perdermos desta maneira tão rude, isto quer dizer que se acabou a festa do Euro em Budapeste 😂
O trabalho tem corrido muito bem, já estando bastante habituado as mecânicas da empresa e ao estilo de trabalho o que facilita o dia-a-dia.
Estamos a duas semanas do fim e olho para trás e só penso que passou tudo a correr, mas esta experiência certamente ajudou-me a pensar no meu futuro e a crescer de várias formas, uma coisa única que nos acontece uma vez na vida.
AGORA É APROVEITAR ATÉ AO FIM!!! VISZONTLÁTÁSRA!

Diário de Bordo #5

Bem, já lá vão dois meses! Não estava à espera desta velocidade 😂😅 do nada, passou tudo a correr!
A experiência tem continuado a ser incrível, e ainda mais após o começo do euro 2024 de futebol!
Nestas últimas duas semanas aproveitei ainda mais, tendo começado a fazer mais hobbys no dia a dia: comecei a ir jogar à bola no parque da cidade, onde tenho conhecido montes de pessoas, tanto da Hungria como de outros países, e tem sido espetacular! Até deu para ser convidado para participar num torneio de futebol aqui 🤯 portanto acho que melhor do que isto não poderia ser.
Também assisti aos dois jogos de Portugal em ecrãs gigantes na cidade, o que foi uma loucura e conheci muitos portugueses, pintei o cabelo, vesti-me a rigor e celebrei todos os golos como se estivesse lá no estádio 😂 tem sido incrível e deu para conhecer outras pessoas portuguesas e saber a história delas para estarem aqui.
Ao longo das semanas não só assisti ao jogo de Portugal como assisti a quase todos em ecrãs gigantes pela cidade, conversei com holandeses, ingleses, dinamarqueses, húngaros e etc. e assisti aos jogos das equipas deles com eles.
Aqui em Budapeste tem estado um calor invernal então junto com o Rodrigo e a Catarina fomos às piscinas/termas da ilha Margarita onde passámos um belo dia.
Neste último fim de semana tive a sorte de ter a visita da minha irmã que veio da Holanda até cá e esteve aqui comigo uns dias. Mostrei-lhe a cidade e servi de guia turístico. Foi muito engraçado e aproveitei ainda para fazer passeios e descobrir ainda mais a fundo a cidade! Já sou um especialista.
O trabalho tem corrido cinco estrelas, nunca pensei estar a realizar tantas tarefas ao mesmo tempo, é mesmo muito bom e tem-me ajudado a evoluir em vários pontos, de forma a também decidir a área que quero especializar-me.
Esta última semana tenho sentido mais saudades de casa, mas a oportunidade de estar a ter esta experiência não pode ser explicada, por isso agora resta-me aproveitar este último mês ao máximo!!!

Diário de Bordo #4

Desta vez um olá diferente, um olá com 18 anos feitos 😂
Passadas mais duas semanas, sinto que o tempo está a passar rápido, mas ao mesmo tempo devagar não sei explicar, sinto que tem sido incrível e tenho aproveitado muito e por isso o tempo tem voado, mas que ao mesmo tempo já estou aqui há anos, um sentimento diferente, mas estou a adorar a experiência.
Dia 2 de junho fiz os meus 18 anos, o que deve ter sido um dos pontos altos destas últimas semanas, porque os meus pais fizeram-me uma surpresa e vieram passar comigo o meu aniversário e por isso tive a oportunidade de fazer montes de coisas com eles, mostrei-lhes tudo e diverti-me muito.
No meu dia de anos convidei os meus parceiros aqui de Budapeste e fiz uma festa em que fomos comer chinês e depois todos partir o bolo, foi incrível e agradeço a todos por terem estado lá foi muito girooo.
Entretanto no trabalho tivemos a oportunidade de ir conhecer outra cidade em trabalho chamada szeged, onde tivemos a fazer entrevistas para uma plataforma de aprendizagem para os professores, e com isto pudemos ver a cidade…algo diferente.
Visitei a galeria de arte nacional húngara, onde me diverti muito e vi coisas que nunca pensei ver, foi diferente e gostei muito.
Claro, não pode faltar também, assistimos todos ao jogo de Portugal juntos a apoiar o nosso país, #conquistadoeuro!
Tive o prazer de aparecer nas notícias na CNN, devido às eleições europeias, e espero que tenham todos ido cumprir o vosso direito a voto!! Ao início, não consegui inscrever-me para votar, devido a realizar os 18 no dia das eleições antecipadas, mas depois descobri que afinal podia ir votar deslocando-me a embaixada portuguesa no dia 9, sendo assim exerci o meu direito a voto com muito gosto e atenção.
De resto, o trabalho tem sido bom, tendo acabado esta semana o website que estava a fazer do zero, e aparecem sempre desafios novos!
Estou a gostar muito desta experiência e espero tirar tudo o que puder dela até ao fim!

Diário de Bordo #3

Olá mais uma vez, já não sei quanto tempo passou desde que estou aqui, mas sei que isso é bom sinal porque aqui o tempo passa a voar!!!
Nestas semanas que passaram a experiência tornou-se ainda mais espetacular tendo conhecido ainda mais do país lindo onde estou e de me estar a divertir muito!
Passei o fim de semanas sozinho em casa, que nunca tinha acontecido e foi giro porque no início estava cheio de receios e tive de os ultrapassar, mas foi uma aprendizagem que me está a preparar melhor para o meu futuro.
No trabalho tive várias tarefas diferentes, estou a fazer um website do zero, o que já não fazia há algum tempo e estou a adorar, mas tem sido um desafio fazê-lo em húngaro 😨 crazyyyy 🙌🏻 por falar em húngaro, uma das línguas mais difíceis que ouvi, muito complicado, mas também diferente!
Para além de tudo o que é normal, vou ter um acontecimento aqui que não esperava ter. Vou fazer os meus 18 anos aqui! Isto sim é algo que não esperava, já está quase e por vezes penso… será que estou preparado para fazer anos aqui? Sozinho? Devo estar, é o que digo para mim! Mas acho que sim e vou ter uma coisa para dizer a toda a gente, “FIZ 18 ANOS EM ERASMUS”
Para além disso, conheci novos sítios em Budapeste conheci “Margaret island” um sítio bonito no meio do rio, uma experiência única fez-me lembrar Tróia!
Também estive no Oceanário daqui, não chega aos pés do nosso de Lisboa, mas também foi incrível e muito divertido.
Este mês que passou foi muito enriquecedor e fez-me crescer muito como pessoa, mas há uma coisa que me deixa chateado, ter de lavar a roupa 😰 mas é um mal por muitos bens!!
ESTOU A ADORAR A EXPERIÊNCIA, BUDAPESTE É INCRÍVEL!

Diário de Bordo #2

Passaram três semanas desde que cheguei a Budapeste para participar no programa Erasmus+, passado este tempo acho que já conheço a cidade num nível intermediário, já não sou um iniciante!
Estas semanas foram cheias de aventuras, fiquei doente, fui a Viena, provei o doce tradicional de Budapeste e visitamos vários museus tem sido incrível!
O trabalho tem corrido muito bem, com as suas adversidades, mas sempre cheio de aprendizagens, tenho feito um pouco de tudo do curso, as vezes design, noutro dia web design ou então vídeo e fotografia tem sido interessante para evoluir em vários setores.
Agora falando dos tópicos, fiquei doente apanhei uma gastroenterite, mas sinceramente acho que foi uma grande aprendizagem ter de me “desenrascar” sozinho em termos de falar com médicos de ir a farmácias cozinhar comida que não fizesse mal foi uma boa aprendizagem, agora estou melhor e preparado para mais desafios!
Viena, foi lindo! Incrível! Sem palavras para descrever, gostei muito. Visitamos vários museus e sítios, mas o meu favorito de todos foi Belvedere Palace, era lindo. Estivemos lá com o Grupo que está em Praga e divertimo-nos muito!
O doce tradicional de Budapeste, uma bomba calórica cheia de chocolate, gelado, chantilly e massa, delicioso! A primeira comida que provámos de cá e valeu a pena, talvez tenha sido a causa da gastroenterite!
Museus foram vários, mas o meu favorito foi o museu da ilusão foi muito interessante, durante a visita ao museu a ideia era tirar fotos em cenários de ilusão fartamo-nos de rir foi muito giro e uma experiência diferente.
Em suma, a experiência toda tem estado a ser incrível, com um pouco de saudades das pessoas em Portugal e da Família, mas é uma grande aprendizagem e sei que vai ser muito importante para o meu futuro tanto profissional como pessoal!

Diário de Bordo #1

Chegámos a Budapeste no dia 24 de abril, um voo exaustivo, mas que no fim valeu a pena.
Após a aterragem tivemos o prazer de nos encontrar com o nosso supervisor de estágio (Gábor) que nos levou a conhecer a nossa casa, que por curiosidade relembra-me a casa da minha avó paterna que tem uma mobília mais antiga, mas requintada.
Desfizemos as malas e arrumámos tudo na casa, e de seguida, fomos logo conhecer a cidade dando uma volta no centro que é lindo.
No dia seguinte tivemos uma reunião de apresentação da nossa empresa que me deixou cheio de vontade de pôr mãos ao trabalho!! Gostei muito da ideia de trabalho e da forma que vai ser.
Nestes dias tive a experiência de ir ao supermercado pela primeira vez sozinho, e foi deveras uma experiência engraçada, mas ao mesmo tempo de aprendizagem. Cozinhar é que tem sido até agora os momentos mais engraçados, onde nos rimos e divertimos bastante.
Ao longo dos dias fomos visitando a cidade tanto a noite quanto de dia, a cidade é enorme e tem sítios muito bonitos. A beira rio faz me lembrar do Porto que tem o rio Douro e faz duas margens que é o Porto e Vila Nova de Gaia faz me lembrar muito mesmo são sítios parecidos.
Em geral, estes primeiros dias foram muito enriquecedores para mim pessoalmente e profissionalmente,  tenho aprendido muito de como é estar sozinho e de como é o dia a dia de uma pessoa adulta, profissionalmente sinto que este trabalho vai-me enriquecer bastante e que vou evoluir em vários setores.
Estou ansioso para estes 3 meses e para tudo o que aí vem!