A curiosidade dos finalistas da EPI no ETIC Day

Os finalistas da EPI — Escola Profissional de Imagem — visitaram a ETIC num Open Day que serviu como esclarecimento sobre as opções de progressão de estudos contempladas na escola. O ETIC Day apresentou toda a oferta formativa disponível, primeiro numa sessão geral no Atmosferas, depois em várias sessões, distribuídas pelas diversas salas, com o coordenador de cada curso. No meio, houve bolinhos a sustentar toda a curiosidade dos nossos alunos.
Sob a necessidade de contextualizar os nossos finalistas para escolhas mais ponderadas, além da apresentação dos vários cursos, foi ainda vincado o processo de candidatura e entrada na ETIC, que é distinto de outros: não há a necessidade de realizar exames nacionais, sendo que a seleção é feita por apresentação de portfólio e entrevista de admissão.
Depois de breve apresentação protagonizada por Luísa Meira e Pierre Ferreira, seguiu-se a partilha de testemunhos de alunos que passaram tanto pela EPI como pela ETIC, com Inês Pinheiro e João Brito a falarem das respetivas experiências em diferentes áreas criativas. Os dois convidados referiram ainda os motivos que os levaram a escolher a ETIC.
E se a primeira parte deste Open Day foi de informação generalizada sobre a estrutura de Bachelor Degrees e Cursos Anuais, a segunda abriu as portas do universo de cada área criativa, despertando e elucidando a curiosidade e o interesse dos alunos.
Na sala que acolheu a área do Cinema, Pedro Senna Nunes e Alexandre Afonso, coordenador e tutor dos cursos, respetivamente, introduziram a arte cinematográfica e conectaram-na a todo o processo difícil e gratificante de produção e criação de um filme. A meio de algumas perguntas entusiastas dos mais interessados, foram mostrados projetos desenvolvidos por alunos e ex-alunos.
No que toca à sala de Moda, o ambiente dos manequins e das máquinas de costura envolveu Marta Cordeiro Viegas e Luís Santos, coordenadores dos vários cursos da área, que apresentaram o mundo fashionable sob uma perspetiva criativa e profissional.
Esta dinâmica foi seguida em todas as salas que reuniram a ambição dos alunos da EPI. Na área da Animação e Videojogos, Ricardo Toureiro, Tiago Lobo Pimentel e Cláudio Ferro falaram sobre o universo animado, enquanto noutra sala Joana Areal e Vera Novais abriram as cortinas da história, inovação e praticidade do Design Gráfico. Já entre os “cliques” da Fotografia, Ana Caria Pereira dinamizou a apresentação da área, assim como Paulo Abelho e Nuno Rua fizeram relativamente às técnicas de Som. Por último e não menos importante, a área artística da música foi esclarecida junto dos alunos da EPI por Rafaela Ribas e Miguel Angelo.
No fim, o encanto que paira no ar da EPI inundou a atmosfera da ETIC, assim como a admiração que os nossos finalistas carregaram consigo durante toda a manhã. E dos bolinhos servidos no início do evento, não sobrou um.