Um Open Day rico em atividades criativas e sonhos por concretizar

A primeira versão da EPI em Open Day abriu as portas da escola a todos os curiosos com perspetivas e sonhos nas diversas áreas criativas. Divididos por quatro sessões, os mais de 130 visitantes cirandaram pelo espaço da EPI e, de olhos bem atentos, mergulharam no universo inovador da nossa escola.
O sábado começou diferente para aqueles que se deslocaram até à EPI. Sob a promessa de uma manhã diferente, as expetativas dos visitantes mantiveram-se altas e assim foram correspondidas. Com um Open Day não restrito a uma mera visita guiada, o percurso iniciou com uma introdução de José Pacífico, Diretor da EPI, num estúdio de televisão bem preparado para receber os convidados.
Passada essa primeira fase introdutória onde foi explicado todo o percurso escolar dos alunos na EPI, assim como explanada a oferta formativa da escola, o gestor pedagógico Gonçalo Bento e o professor Guilherme Pires acompanharam os visitantes corredores e salas fora. Pelo meio, atividades que deixaram bem visível o espírito, a atmosfera e o talento dos alunos presentes nas demonstrações.
As áreas de Vídeo, Fotografia, Multimédia, Som, Música, Animação, Interpretação ou Design contaram com a dinamização de alunos e coordenadores. A área de Vídeo, disposta entre a régie e o estúdio, apresentou os equipamentos e a tecnologia da EPI, assim como o processo de trabalho por que os alunos passam nos respetivos cursos. A Fotografia dividiu-se entre o retrato e o produto para proporcionar uma experiência inovadora que se alargou também ao laboratório. No que toca à Multimédia, vários alunos e o coordenador do curso explicaram contexto de ensino da área com demonstrações práticas do que se faz na EPI. Já o Som juntou-se à Interpretação num estúdio onde foram desenvolvidas gravações para uma atividade prática real que consistiu num trabalho de dobragem para um filme de animação. Acabado esse trabalho, o estúdio de som embarcou numa viagem musical entre a guitarra e a bateria de dois talentos EPI. Na sala de Design Gráfico, além da apresentação do respetivo curso, os visitantes puderam olhar para trabalhos de alunos e ainda proceder à realização de autocolantes personalizados com a imagem institucional da escola. Por fim, numa área que está em crescendo, a atividade stopmotion deixou boquiabertos os entusiastas da Animação 2D e 3D.
Neste EPI Open Day, o trabalho dos alunos ficou bem vincado também nas exposições que tomaram três das salas da escola: entre as curtas-metragens sob a temática saramaguiana, os projetos de Cidadania e as demonstrações de PAP’s, sobressaiu a qualidade dos projetos que aqui são desenvolvidos. Terminada a visita guiada, o HUB da EPI enfeitou-se de bolinhos que proporcionaram um lanche onde a conversa incidiu em informações adicionais sobre o regime de incentivos para estudar na escola, candidaturas ou Minicursos.