ARTERY: o coração da criatividade no Beato Innovation District

O ARTERY deu nova vida ao Beato Innovation District nos dias 26, 27 e 28 de junho. Este mega evento organizado pelo Grupo de Educação ETIC teve na sua programação exibições de projetos de alunos e ex-alunos das mais variadas áreas criativas. Desde concertos a cinema, exposições permanentes e muitos outros momentos, esta reunião de talentos foi o coração da criatividade da cidade de Lisboa durante três dias muito intensos.

No discurso que marcou a inauguração do ARTERY, Manuela Carlos – fundadora e Presidente do Grupo de Educação ETIC – deu as boas-vindas aos presentes e convidou o universo criativo a juntar-se a uma nova geração de talentos para “três dias inesquecíveis e de grande animação”. Ao longo do evento, os visitantes puderam experienciar uma programação diversa e multidisciplinar que refletiu a identidade criativa da ETIC e da EPI. Toda a produção do ARTERY foi desenvolvida pelos alunos de Produção de Eventos que tiveram neste desafio o respetivo projeto de final de curso.

Os vários momentos SINAPSE exibiram projetos de Cinema e Televisão, reunindo curtas-metragens, documentários e ficções experimentais numa sala de cinema onde o espírito de partilha e descoberta imperou. O silêncio dos muitos espetadores divididos por várias sessões deu voz e palco a uma nova geração de talentosos cineastas. A programação relativa ao Cinema de Animação também encantou quem passou pela sala de cinema do ARTERY.

No mundo da música, o UNBOX e o SKILLZ fizeram vibrar o público presente nas três noites de festival. Com o desvendar do UNBOX, surgiram no palco do ARTERY muitos e novos talentos dos cursos de Som e também Produção e Criação Musical. Já no SKILLZ, a rima e o beat uniram-se para criar uma atmosfera onde ficou demonstrada toda a magia da nova escola do hip hop. O DJ Couto também subiu a palco para fazer dançar uma plateia sempre enérgica.

A área da Moda também esteve em grande destaque na primeira edição do ARTERY com um RISE que fez desfilar a Produção, o Styling e o Design por entre uma plateia que foi à loucura com cada um dos looks arquitetados pelos nossos alunos. No fim, não sobraram muitas palavras para descrever um desfile marcante para esta inovadora geração de criativos.

A programação do ARTERY contemplou ainda uma TALK que juntou ex-alunos da ETIC e da EPI. Com moderação da Presidente Manuela Carlos, participaram nesta conversa inspiradora Ihanny Luquessa (ex-aluno de Design de Moda, ETIC), Isabela Marques (ex-aluna de Fotografia, ETIC), Henrique Gandum (ex-aluno de Animação, EPI) e Duarte Gandum (ex-alunos de Vídeo, EPI). Sob o mote lançado por Manuela Carlos – a importância de “construir portfólio e criar rede de contactos internacionais” –, os quatro ex-alunos revelaram quão importante para o seu desenvolvimento profissional foi estudar tanto na ETIC como na EPI e abordaram também a forma como encaram todo o mundo da criatividade.

Além de todos estes grandes momentos que decorreram nos vários dias de ARTERY, foram ainda preparadas quatro exposições permanentes que estiveram em exibição nos três dias de evento: GUESS WHO’S COMING TO DINNER – na sala de Design e Multimédia –, ANIMAÇÃO E VIDEOJOGOS – na sala de Animação e Videojogos –, PULSO – na sala de Fotografia – e DESCULPA, PARA A PRÓXIMA TENTO MENOS – também na sala de Design e Multimédia.

Para fechar com chave de ouro a primeira edição do ARTERY, Peculiar, ex-aluno ETIC e finalista do Festival da Canção, subiu ao palco para um espetáculo musical que espelhou todo o espírito do evento: celebrar a criatividade e projetar os criadores do futuro.

Fotografia: Felipe Kido e Henrique Massano