Mostra de Portfólios: entre o espanto e a cultura do Design

A Mostra de Portfólios voltou e os alunos do 3º ano de Design de Comunicação Gráfica da EPI – Escola Profissional de Imagem – tiveram oportunidade de mostrar o seu trabalho a agências de renome como a Bar Ogilvy, a BBDO ou a ACNE (Deloitte).

Numa tarde onde imperou o networking, os nossos alunos e futuros profissionais, além de terem apresentado o seu portfólio, ouviram o feedback de profissionais especializados na área do Design.

Armando Gomes – Head of Design da empresa Bar Ogilvy – considerou que este tipo de eventos pode revelar-se “meio caminho andado” para que os alunos consigam “o lugar” no mundo profissional. O representante da Bar Ogilvy lamentou ainda o facto de não ter tido esta oportunidade enquanto estudante e realçou que Portugal precisa de “cultivar o Design” enquanto cultura. O Designer referiu também que o “sangue novo” é necessário nas empresas: “Gosto muito de trabalhar com pessoal novo porque trazem cabeça fresca e referências”, disse.

Em representação da empresa BBDO esteve o Art Director Raoul Van Harten que não escondeu o seu entusiasmo com a Mostra de Portfólios: “Fico espantado quando vejo miúdos de 17 anos com uma sensibilidade estética muito boa”, vincou. Van Harten considerou ainda que o evento é importante para que os alunos “tenham contacto com o esmagador mundo corporativo”. Por fim, o profissional da BBDO relembrou que é preciso talento para se estar nas indústrias criativas, sendo muito proveitosos para as empresas acontecimentos como esta Mostra de Portfólios.

Além das empresas citadas acima, marcaram presença neste evento a Marinha, a Praxis D, a Cover Design Studio, a MC Consultores, a Euro M’ e a Mito e Rito.

A Mostra de Portfólios é o grande primeiro contacto dos alunos de Design de Comunicação Gráfica com o mundo profissional que se lhes apresenta ao virar da esquina.