GABRIELA BAPTISTA

Diário de Bordo #7

Nem acredito que estou a escrever a última vez para o diário de bordo. Esta experiência vai ser realmente inesquecível.
Nas últimas duas semanas tivemos a finalizar os trabalhos que tínhamos da empresa, desenvolvemos alguns cenários e objetos para jogos e no fim de semana fomos visitar o ultimo país que queríamos visitar. Estivemos na  Polónia, em Cracóvia e em Auschwitz, o campo de concentração. Foi uma experiência bastante comovente, o lugar onde milhões de pessoas, principalmente judeus, foram cruelmente assassinados. Quando lá estava, senti uma mistura de sentimentos, tristeza, reflexão e só pensava como é que o ser humano pode ser tão cruel ao ponto de tornar real um pesadelo horrível. Acho que toda a gente devia ir 1 vez na vida lá.
Cracóvia foi uma cidade bastante rápida de ver, mas como estava imenso calor nesse dia, decidimos, depois de termos visto a cidade e de ter comprado as lembranças, visitar um bar comunista.
Agora estamos no último fim de semana aqui em Praga, a tentar refazer as coisinhas que mais gostamos na cidade e a despedirmo-nos dela.
Realmente, toda a gente tinha razão. Esta experiência passou mais rápido do que estava à espera. Sem dúvida foram incríveis estes 3 meses.
Pude visitar imensos países, conhecer pessoas novas, explorar novas culturas, e diverti-me imenso!!
Vou ter saudades da família de Praga, criámos imensas memórias juntos, e tenho a certeza de que nenhum de nós se vai esquecer. Neste momento já estamos a começar a fazer as malas e estamos tristes porque vamos embora já esta semana.
Nunca vou esquecer Praga, a cidade que foi a minha casa durante 3 meses.
Só tenho a agradecer à minha escola e professores por me terem proporcionado esta experiência, sou realmente grata por tudo.
E esta é a última vez que digo…
Polibky 😘

Diário de Bordo #6

E a nossa experiência Erasmus está mesmo a chegar ao fim, só nos faltam 2 semanas…nunca pensei que passasse tão rápido:(
As últimas duas semanas foram incríveis!!!
Fomos conhecer um pouco mais da vida noturna de Praga, fomos mais uma vez ao Dogs Bar, onde conhecemos um grupo de portugueses mesmo fixes que, nessa noite, nos levaram a conhecer outro bar, e fomos ao Duplex que é bastante agradável por causa do rooftop que tem.
Em termos de viagens conheci mais duas cidades, fui com o Diogo e o Rodry de Budapeste a Munique na Alemanha, onde fomos a um museu muito interativo e a um museu bastante artístico, tivemos na fan zone do Euro 2024, conhecemos a cidade e eles os dois ainda se aventuraram e foram nadar num rio com uma corrente bastante forte!!
Este fim de semana eu, o Pedro, o Jorge e a Maria decidimos sair de Praga para ir conhecer Budapeste e para nos encontrarmos com os nossos colegas que lá estão em Erasmus!!
Foi muito divertido e Budapeste é uma cidade lindíssima. O Rodry fez-se de nosso guia turístico pela cidade, o que foi muito bom, porque poupámos tempo e conseguimos ver a cidade toda ainda ir fazer um cruzeiro à noite pelo rio, ir às piscinas na ilha Margarida e ver o último jogo de Portugal onde encontrámos Tugas!!
Polibky 😘

Diário de Bordo #5

E já se passaram mais duas semanas, cada vez se  aproxima mais o nosso regresso a Portugal.
No fim de semana passado, aproveitei que alguns colegas meus foram a Portugal para fazer os exames para sair de Praga e desta vez fui à Suíça, a Zurique, e foi incrível, de certeza um dos países mais bonitos que já visitei.
Fui à Lindt Home of Chocolate, fiz um cruzeiro pelos rios de Zurique, fiz uma viagem num comboio panorâmico pelos Alpes e fui a umas cascatas e grutas dentro das montanhas dos Alpes, e claro conheci a cidade e trouxe imensos chocolates de lá!!!
Durante a semana, nada de especial aconteceu,  estive a desenvolver cenários para um jogo novo que temos estado a desenvolver. Este fim de semana eu e a Maria fomos à Eslovénia com o Rodry e a Catarina de Budapeste e foi bastante divertido! Nadámos no Lago Bled, comemos comida Eslovêna que estava incrível, fomos a uma outra cidade onde fizemos um trilho para ver as cascatas e o rio e valeu muito a pena. E agora estamos de regresso a Praga para mais uma semana de trabalho!

Diário de Bordo #4

Começámos bem a semana, a celebrar os meus 18 anos aqui em Praga.
Estas duas últimas semanas foram bastante corridas, foi o meu aniversário, logo a seguir dos meus anos fiquei doente, votei pela primeira vez em Praga, eu e a Maria fomos entrevistadas pela CNN porque acharam interessante o facto de estarmos ao abrigo do programa Erasmus+ da união europeia e termos votado para as eleições europeias pela primeira vez fora do nosso país.
Mudámos de casa, estamos a adorar, e neste fim de semana perdemos o nosso autocarro da flixbus por um minuto, isso não nos desmotivou e mesmo assim ainda conseguimos visitar duas cidades novas na República Checa durante este fim-de-semana.
Neste momento acabámos de chegar de Cesky Krumlov que adorámos é uma cidade bastante calma e agradável, com visitas lindas do rio. Eramos para ter ido ontem mas perdemos o flixbus e decidimos que íamos aproveitar na mesma o sábado, por isso comprámos bilhetes de comboio para Kutna Hora e passamos por lá o sábado, o que foi interessante, apesar do calor que estava. Não estava nos planos mas foi interessante conhecer uma cidade que tinha bastantes igrejas, uma delas repleta de ossos e caveiras e uma catedral que me fez lembrar a Sagrada Família.
Bem, nem parece que já passou metade da nossa experiência aqui por Praga como estudantes de Erasmus+, o tempo tem passado mesmo rápido, mas ainda há imensas coisas para fazer e visitar aqui pelo centro da Europa!!!

Diário de Bordo #3

No fim de semana passado decidi ir conhecer uma nova cidade, desta vez Bratislava na Eslováquia, fui com o Rodrigo que está a estagiar em Budapeste e foi incrível. Adorámos a cidade e com certeza vimos a melhor paisagem de sempre!!! As pessoas eram muito simpáticas e recomendo a toda a gente ir pelo menos 1 vez na vida lá.
Durante a semana em Praga experimentámos um restaurante de comida chinesa que estava ótimo e fomos de novo comer o doce feito com massa de batata, o nosso objetivo é provar todos os sabores é incrível!!
Agora neste fim de semana o Rodrigo veio visitar-nos a Praga, pois no dia 28 faço 18 anos, então temos mostrado a cidade e ontem comemos todos um brunch e fomos ao laser tag com a malta da etic que está cá a estagiar e foi muito divertido!!!
Tivemos a honra de ver a república checa a ser campeã mundial de hockey, as ruas estavam caóticas mas foi um ambiente bastante único.

Diário de Bordo #2

Neste momento estou no autocarro a caminho de Praga, viemos passar o fim de semana a Viena com alguns dos nossos colegas que estão em Budapeste e foi incrível, adorámos a cidade visitámos palácios, museus, o parlamento, fomos a uma feira que parecia a Disney de tantas atrações que tinha e um bairro todo artístico. Sem dúvida vou lá voltar!!
Na semana passada aproveitámos o bom tempo que tem estado em Praga e fomos visitar o castelo, a catedral e fomos a 2 museus bastante interativos que adorámos.
Fomos convidados para ir a um churrasco com a malta de Erasmus o que foi bastante agradável.
No sábado fomos a um mercado ao pé do rio onde comemos os melhores wraps e hambúrgueres Polacos.
Esta semana o Sporting foi campeão e obviamente não podíamos deixar de celebrar só porque estamos em Praga, com um computador a servir de televisão e uma varanda a servir de marquês, mas o espírito estava lá na mesma 🙂
Estas semanas não podiam ter sido melhores!

Diário de Bordo #1

Chegámos a Praga no dia 24 e nestes primeiros dias temos aproveitado para explorar a cidade e recuperar horas de sono.
Como chegámos cansados acabámos por só fazer as compras necessárias e fomos conhecer os quartos onde vamos ficar por 1 mês e uma semana. Eu e a minha colega Maria ficámos num quarto a partilhar com outras duas estudantes e os nossos três colegas ficaram num outro quarto. Assim que abrimos a porta do nosso quarto sentimos um cheiro a caril bastante intenso e chaves que não trancavam o nosso quarto, mas foram tudo questões que se resolveram e que se tornaram numa piada.
No resto dos dias fomos visitar a cidade e estou a adorar, é super bonita!! Já fomos à Charles Bridge, ao Astronómical Clock e ao centro da cidade, também experimentámos os famosos Trdelnik, é delicioso!
Estou ansiosa para continuar a explorar esta cidade maravilhosa. 😊