EKATERINA KISKIN

ERASMUS+ | THE END

No estágio curricular Erasmus houve evolução, não só profissional como também pessoal.
Tive a responsabilidade de comunicar por email com potenciais clientes. Ao longo do tempo houve várias melhorias na comunicação.
Também trabalhei na criação de ideias de como poderia promover mais a Baubauwerk, o que me levou a criar publicações para o Instagram.
A nível pessoal, esta experiência possibilitou-me ver outra cultura e outras maneiras de viver ao analisar as pessoas no meu dia-a-dia.
Durante a minha estadia em Berlim ganhei mais independência, responsabilidade ao viver sozinha e no processo de trabalho.
Na Alemanha pude explorar as paisagens tao verdes que seria difícil de encontrar em Portugal. A cidade Berlim é tão cheia de cor que encantava o olhar sempre que passeava. Infelizmente Portugal é um país muito quente para termos um verde tão forte, mas sei que nós temos também muitos sítios belos com muitas plantas, como Sintra.
A maior dificuldade destes três messes foi de estar sozinha num país desconhecido.

Consulta aqui o projeto final da Ekaterina

Diário de Bordo #7

O último relatório da viagem ao Berlim, mas ainda ficarei em Berlim mais uma semana. Estou entusiasmada para voltar!
Em relação ao trabalho na Baubauwerk, não houve continuação ao projeto de publicações para Instagram, uma vez que o Martin disse que só iria fazer as publicações para o Instagram com uma pessoa com mais experiência.
Já que não havia mais sítios em Berlim para visitar, fui a uma cidade perto de Berlin chamada Potsdam. Lá, fui visitar um grande parque com vários monumentos, incluindo “Sanssouci Palace” e “New Palace”.

Diário de Bordo #6

Este é o penúltimo relatório antes do regresso a Portugal.
Nestas duas semanas tive a dificuldade de decidir que sitio irei visitar agora, uma vez que que já visitei tudo o que queria.
Mas soube que em Berlim há o museu de Madame Tussauds e decidi não perder a oportunidade de visitar! Fiquei muito satisfeita de visitar, gostei bastante e já estou a planear a segunda visita!
A nível de trabalho, dediquei-me a uma proposta do Martin para um projeto gráfico para promover a Baubauwerk.
O Martin aceitou e agora estou no processo de realizar publicações para o Instagram da Baubauwerk com frases motivacionais da agência.

Diário de Bordo #5

Nestas duas semanas que passaram continuei com o mesmo ritmo de trabalho, a fazer pesquisa e contactos de possíveis clientes. Na reunião do Martin com o Professor acompanhante, o Martin não parava de dizer como eu me esforço a trabalhar.
Estamos em finais de Junho, ou seja, no verão. Mas em Berlim tanto chove como faz trovoada a meio do dia e a temperatura sobe e desce muito rapidamente.
No fim de semana fiz uma viagem para Charlottenburg palace e uma caminhada pelo grande parque do palácio.
Já posso dizer que estamos na reta final do estágio e em breve irei voltar para a família de quem tenho saudades.

Diário de Bordo #4

Mais duas semanas passaram.
Estou com muitas saudades da família, mas estar aqui a trabalhar o tempo passa rápido.
No dia 1 de Junho, fui visitar a porta de Brandemburgo. Mas infelizmente estava fechada, na maior parte, porque estavam a prepar a estrada para o Euro 2024, porque vão lá ter uma tela para ver os jogos.
Já que não pude ver bem,  fui fazer uma caminhada pelo parque gigante em frente, depois fui a Potsdamer Platz e tive a oportunidade de estar “em cima” da muralha de Berlim, ou seja, no sítio onde o muro estava antes.
Sobre o trabalho, estive com o Martin em duas conferencias para poder entregar folhetos e promover a agência.
Estamos a planear ir a mais um evento com o mesmo objetivo de promover os trabalhos do estúdio.

Diário de Bordo #3

Desde o último relatório passaram duas semanas.Nesse tempo já estive doente o que me fez ficar em casa metade do dia e faltar ao trabalho. Tinha voltado a Portugal por 3 dias para resolver uma ocasião do cartão bancário e comemorar o meu aniversário de 18 anos com a família.
Nestas duas semanas não tive oportunidade de passear e ver mais a cidade. Já que estive a trabalhar e só tive este sábado em Berlim para pode passear na parte histórica. Mas não pude porque está a acontecer um evento e as estações de metro por perto estão fechadas.
Em relação do trabalho, reuni com o Martin e combinámos concentrar-me em duas áreas.
Também combinámos ir a dois festivais, um de marketing e outro de start up para haver mais chances de encontrar clientes.

Diário de Bordo #2

Já passaram duas semanas em Berlim.
Nos dias de trabalho, passo o dia todo na agência com o Martin, que é o meu acompanhante da empresa.
A maioria do meu trabalho é fazer pesquisa de possíveis clientes para a Baubauwerk. Mas uso a iniciativa de comunicar de uma maneira criativa com os clientes o que o Martin aprecia.
Nalguns dias fico sozinha na agência, uma vez que o Martin tem que sair da empresa para reuniões presenciais.
Uso os fins de semana para ir passear pela cidade e para conhecer a cultura.
Num dos dias fiz um percurso pela parte histórica, começando por “Berliner Fernsehturm” também conhecido por torre de televisão de Berlim. Da torre andei até a Ilha de Museus aonde visitei a Catedral de Berlim. Pelo meu passeio notei que existem muitos detalhes.

Diário de Bordo #1

No dia 26 de abril, as 8:00 da manhã, parti do aeroporto de Lisboa para Berlim. A chegada foi por volta das 12:30 no horário alemão. No aeroporto apanhei um comboio para chegar ao Centro da cidade aonde encontrei o meu acompanhante de estágio, o Martin. Ele, sendo simpático, ajudou-me a carregar a mala e a encontrar o apartamento. O resto do dia arrumei a mala e foquei-me em comprar os essenciais.
No dia seguinte, dia 27 de abril, realizei uma caminhada pela zona aonde irei viver por 3 meses. Durante o caminho realizei compras para esse dia e para o próximo já que nos domingos todos os supermercados estão fechados.
Fiz uma caminhada até a agência para saber o caminho que irei fazer todos os dias.
Uma vez que hoje tudo está fechado, fiquei em casa a trabalhar e a preparar tudo para começar o estágio presencial a partir de amanhã.