ANA CARVALHO

ERASMUS+ | THE END

Agora que voltei a Portugal, parece quase surreal pensar em todo o tempo que passei em Budapeste durante o Erasmus. É como se, de alguma forma, tivesse sido um sonho, mas, ao mesmo tempo, sinto que me adaptei tanto à vida lá que é estranho não estar a caminhar pelas ruas de Budapeste, a descobrir novos lugares e a trabalhar na empresa que me acolheu.
Quando comecei esta aventura, sabia que não seria fácil. Não escolhi o local ou as pessoas com quem trabalhei, mas aprendi rapidamente a tirar o máximo proveito da situação. No início, foi um desafio, não apenas pela adaptação a uma nova cidade e cultura, mas também pelas dinâmicas no trabalho e entre os colegas. Houve momentos difíceis, sem dúvida, mas, no fim das contas, esses desafios foram essenciais para o meu crescimento pessoal e profissional.
Ao longo do estágio, tive a oportunidade de explorar áreas novas. Por exemplo, o trabalho exigiu que eu me tornasse mais independente e confiante nas minhas capacidades, aprendi a navegar em situações complexas, a resolver problemas por conta própria e a confiar no meu processo de aprendizagem, sabendo que cada erro era uma oportunidade para melhorar.
Além disso, fora do trabalho, Budapeste ofereceu-me momentos inesquecíveis. Pude explorar a cidade e arredores, fazer pequenas viagens e ter experiências únicas, como a visita ao Zoo Café, onde interagi com animais exóticos, algo que sempre quis fazer. Também fiz viagens a locais como Pula e Viena, que me marcaram profundamente pela sua beleza natural.
Essa experiência Erasmus+ ensinou-me mais do que eu esperava. Não só me ajudou a desenvolver as minhas competências profissionais, mas também a minha capacidade de adaptação, resiliência e paciência. Tive de sair da minha zona de conforto e enfrentar o desconhecido e aceitar que o crescimento vem, muitas vezes, dos momentos mais desafiadores.
Agora, olhando para trás, sinto-me grata por tudo o que vivi. Embora tenha havido obstáculos, cada momento contribuiu para o meu desenvolvimento e preparou-me melhor para o futuro, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Sei que, de alguma forma, essa experiência vai sempre fazer parte de quem eu sou.
Por fim, só posso agradecer à minha escola e ao programa Erasmus+ por me proporcionarem esta oportunidade.
Foi uma fase importante da minha vida que nunca vou esquecer, e que levarei sempre comigo enquanto dou os próximos passos na minha jornada.

Consulta aqui o projeto final da Ana

Diário de Bordo #7

Os últimos dias em Erasmus têm sido uma verdadeira aventura, cheia de novas experiências.
Recentemente, visitei a Ilha Margarida e fiquei encantada ao ver morcegos e ouriços selvagens pela primeira vez, uma experiência única que guardarei com carinho.
Também fiz uma viagem incrível a Pula, na Croácia. O centro da cidade é encantador e as praias são as mais bonitas que já vi, com águas cristalinas com ouriços-do-mar e diversos tipos de peixes.
Em Budapeste, realizei um dos meus desejos mais antigos e fui ao Zoo Café. Foi uma experiência incrível desde o momento em que entrei. Fui muito bem recebida e pude interagir com vários animais, como um porquinho da Índia, um coelho, uma cobra (uma das experiências mais estranhas e divertidas que já tive), um camaleão e uma tartaruga. Explorando o café, vi diversos outros animais como tucanos, peixes, lagartos, gatos e ratos. No final, o senhor que me atendeu tirou uma foto minha com um lagarto, o que foi muito divertido. Tenho pena de só ter descoberto este lugar agora, mas recomendo a todos visitarem!
No trabalho, estive ocupada a terminar várias tarefas, agora que o Erasmus está a acabar. O meu chefe foi extremamente gentil e organizou uma festa de churrasco e deu uma sacola de presentes para todos. Grelhámos batatas e carne, e ele fez questão de pagar as bebidas de todos. Foi um gesto muito especial e um momento para lembrar.
Hoje, aproveitei para explorar a cidade, visitei algumas lojas vintage que estavam na minha lista e passei por um café de gatos. Fui às 3 horas da tarde, então a maioria dos gatos estava a dormir, mas mesmo assim, a experiência foi adorável.
Agora, faltam apenas 3 dias para voltar e ainda tenho tantas coisas que quero fazer. Parece que o tempo passou devagar, mas ao mesmo tempo rápido.
Estou ansiosa para ver a minha família e amigos, mas admito que vou sentir alguma saudade de Budapeste.
Espero um dia voltar a esta linda cidade!

Diário de Bordo #6

Nas últimas semanas, tenho feito coisas incríveis que estão a marcar muito o meu estágio. Recentemente, regressei a Portugal para realizar o exame de desenho. Passei horas estudando e treinando com diferentes materiais, e descobri uma grande paixão pelas artes.
De volta a Budapeste, o meu estágio foi um pouco diferente devido ao summer camp que está a acontecer. Tive a oportunidade de cuidar de crianças, tirar fotos e vídeos, o que foi uma experiência ótima. Na quarta-feira, fui a um lago e o caminho estava cheio de campos de girassóis. Lá, aprendi a navegar, e eu pude até dirigir o barco e lançar a âncora, foi mesmo incrível.
Durante o fim de semana, explorei a cidade ainda mais. Tentei ir a um café com animais, mas estavam cheios, então aproveitei para ver alguns pontos turísticos que ainda não tinha visitado, como uma fonte em forma de livro, um parque de um museu que estava aberto, e outro café.
Fiz também um piquenique no parque, onde finalmente pude ler um livro que estava na minha lista há algum tempo.
Hoje, fui ao museu de Fine Arts e fiquei encantada. Passei horas lá e só saí porque estavam a fechar. Vi uma obra da Artemisia Gentileschi, uma pintora que admiro muito.
E para além disso, tive a sorte de ver um grupo de pessoas a dançar k-pop na rua, algo que já tinha visto online, mas nunca ao vivo.

Diário de Bordo #5

Tenho passado muito tempo estudando para os exames, o que tem sido uma das minhas prioridade, mas também consegui encontrar tempo para explorar algumas partes de Budapeste. Descobri várias lojas divertidas, como a Miniso, onde encontrei muitas coisas fofas que me deram vontade de comprar tudo!
Uma das maiores aventuras que tive recentemente foi mesmo viajar para Portugal para fazer o exame de HCA. Foi uma experiência incrível, e matar a saudade de casa foi revigorante. Reencontrar a minha gata, meus pais e amigos fez-me perceber o quanto senti falta de todos. Passei momentos maravilhosos assistindo filmes com os meus pais, abraçada com eles, e vendo as mudanças que fizeram em casa com as novas obras. Sair com os meus amigos e aproveitar a companhia deles foi muito especial, não tinha percebido o quanto precisava disso até estar lá.
As viagens de ida/volta também foram desafios gratificantes. Viajar sozinha foi uma experiência nova para mim, e embora tenha cometido alguns erros pelo caminho, como pegar o ónibus errado, ao final, consegui orientar-me perfeitamente no aeroporto.
Essa experiência fez-me sentir mais confiante e independente, algo que certamente será útil no futuro. Entender como os aeroportos funcionam foi interessante, especialmente porque foi a minha primeira vez completamente sozinha sem a companhia de um adulto ou colegas.
Desde que voltei, tenho-me dedicado bastante aos estudos e aos desenhos para me preparar para o próximo exame, que será no dia 27.
Nos momentos de pausa, continuo a explorar Budapeste, conhecendo novos lugares e aproveitando o que a cidade tem a oferecer.
Cada dia aqui é uma oportunidade de aprendizado e crescimento, tanto pessoal quanto académico.

Diário de Bordo #4

Tenho explorado várias lojas vintage/segunda mão, já que a cidade oferece muitas opções com estilos diversos.
Recentemente, visitei o Central Market Hall, onde encontrei muitos produtos interessantes e pude ver um pouco mais da cultura daqui.
Na sexta-feira, tive a oportunidade de viajar com o trabalho para Szeged, uma cidade vizinha de Budapeste. Lá, visitei a universidade e o centro da cidade, mas o que mais me encantou foi o campo próximo ao rio. Ver aquilo foi uma experiência mágica, quase como estar num filme.
Hoje, fui ao zoológico e descobri que eles têm espaços onde podemos entrar e interagir com os animais. O meu local favorito foi o borboletário, onde vi borboletas-azuis, que são uma das minhas favoritas. Elas pousaram em mim, e estar perto delas foi uma experiência indescritível.
Tenho feito muitas atividades sozinha, o que me deixa muito orgulhosa, pois sinto que estou a tornar-me cada vez mais independente e confiante. Além disso, tenho frequentado cafés para desenhar e estudar, especialmente agora que os exames estão a chegar!
Esta experiência tem sido uma grande oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal. Tudo o que tenho vivido aqui parece quase irreal de tão incrível.

Diário de Bordo #3

Nas últimas semanas, sinto que explorei muito da cidade, visitando museus, parques e lojas. Cada passeio tem sido uma nova descoberta, especialmente com a comida, onde tenho experimentado diferentes pratos húngaros, como o chimney cake (um bolo parecido com um churo).
No trabalho, estou a criar conteúdos para redes sociais e estou a trabalhar com efeitos especiais, utilizando técnicas que aprendi recentemente.
Os meus pais vieram-me visitar por conta de um congresso. Aproveitei para mostrar-lhes alguns dos pontos turísticos de Budapeste, como a Casa da Música e as termas de água quente. Também fizemos uma pequena viagem a Viena, de onde vimos obras de arte famosas e explorámos a Hundertwasser Village, o que foi uma experiência incrível.
Além do trabalho e das visitas turísticas, tenho-me dedicado a desenhar a cidade, preparando-me para os exames. Tenho tido aulas de desenho que têm sido ótimas e estou a aprender bastante.
Essas semanas têm sido maravilhosas e sinto que estou a aproveitar ao máximo tudo que a cidade tem a oferecer.

Diário de Bordo #2

Durante as últimas duas semanas, tenho dedicado o meu tempo aqui em Budapeste a explorar a cidade, visitando museus, indo a parques e aventurar-me pelos supermercados locais.
Essas experiências têm sido essenciais para minha adaptação ao ambiente e para aprofundar a minha compreensão da vida quotidiana nesta cidade vibrante.
No âmbito profissional, estou a ter a incrível oportunidade de trabalhar com duas empresas distintas. Na primeira delas, estou focada na minha área de especialização, colaborando na criação de conteúdo para o Unreal Engine. Na segunda empresa, estou envolvida na produção de conteúdo para redes sociais.
Este aspeto do estágio tem-me proporcionado uma perspetiva única sobre a gestão de médias sociais e estratégias de ‘marketing’ digital, ampliando a minha experiência profissional e abrindo novas possibilidades de aprendizado.
Em resumo, essas duas semanas têm sido uma mistura de exploração e crescimento.

Diário de Bordo #1

Nos últimos quatro dias, a minha jornada em Budapeste com o programa Erasmus+ tem sido emocionante.
Após instalar-me na nova casa, explorei a cidade enquanto fazia compras essenciais, descobrindo que a necessidade de traduzir os rótulos dos produtos é um grande desafio, algo que não esperava.
Nestes dias, participei de uma reunião com a empresa e aproveitei a tarde livre para explorar ainda mais a cidade, admirando o Parlamento e os comoventes memoriais às margens do rio.
Mergulhei no trabalho, criando conteúdo para redes sociais e a participar de uma reunião para a melhoria um site.
À noite, descobri a vida noturna local, descobrindo a cidade sob uma nova perspetiva.
No quarto dia, comecei fazendo uma visita tranquila a um parque, onde pude desfrutar de momentos de leitura e relaxamento. À tarde, voltei ao local da noite anterior para uma refeição e conversas.
Apesar da saudade da família e amigos, aprender a cozinhar e a administrar a vida sozinha tem sido uma jornada divertida.
Mal posso esperar para ver o que o futuro reserva.