Diário de Bordo #7
Labas!!
Bem, estamos na reta final desta experiência maravilhosa e não poderia estar mais grata pela oportunidade que tive durante estes meses.
Foram meses de muitas novas experiências, conquistas e competências.
Nestas últimas duas semanas, ainda andei a viajar bastante. Estive em Tallin e fiz uma viagem de ferry para Helsinki, onde passei três dias.
Depois de voltar, ainda estive muito atarefada porque agora, com as férias de verão das crianças, decidimos fazer mais atividades durante a semana para eles poderem aproveitar e divertirem-se. Fomos a bastantes sítios divertidos como o zoo, museus interativos e ainda mais uma vez aos Green Lakes e fizemos também atividades interiores, onde cozinhámos bolachas e uma comida tradicional lituana e para acompanhar fizemos movies days.
Pude aproveitar muito ainda da cidade e também conhecer muita gente nova com a aplicação JOINER, uma aplicação onde podemos criar atividades e depois as pessoas juntam-se e fazem-nas, indo de jantares a exercício físico. Foi muito divertido ter feito estas atividades com as pessoas porque estava a fazer uma coisa que gostava e depois podia conectar-me com gente com os mesmos interesses que eu.
Estou muito grata pelo tempo que aqui estive e criei laços muito fortes com várias pessoas que conheci e que pretendo manter uma relação de proximidade.
Agora estou ansiosa para voltar para casa, matar as saudades dos meus amigos e família, apanhar um bom calor e uma boa praia, mas sempre com Vilnius e as minhas experiências no coração.
Beijoss!
Diário de Bordo #6
Labas!!
Estas duas semanas foram incríveis!
Chegámos há pouco a Helsinki e já nos instalámos no airbnb onde vamos ficar até terça. Apanhámos o barco de Tallinn onde também passámos dois dias, e foi muito divertido! A cidade é super medieval, o que também dá uma vibe de Portugal até pelo aspeto das casas e tudo mais.
Apanhámos um acontecimento raro, que acontece de 5 em 5 anos, o “Song and Dance Festival” que me deixou arrepiada! Havia tanta gente de todo o lado com as vestes tradicionais da Estónia e cantavam músicas tão agradáveis e bonitas. Foi lindo ter a oportunidade de assistir.
Está a ser uma trip super interessante e divertida e ainda há muito mais por vir.
Na semana passada fui com a minha melhor amiga para Budapeste, onde passámos 4 dias. Foi amazing conhecer a cidade, já que é tão grande e tão bonita. Apanhámos o pride parade e foi espetacular! Nunca tinha visto tantas pessoas juntas numa manifestação.
Como foi o aniversário da minha amiga, fomos jantar ao restaurante temático do Harry Potter com o Lorenzo e a Laura, que estão em Budapeste, e foi super top.
Tivemos alguns contratempos, mas no fim tudo correu bem e tivemos uma ótima viagem.
Em relação ao trabalho, no teatro já estamos mesmo mesmo na reta final a preparar para irmos de férias, só a arrumar os espaços e as salas.
Na Caritas está a ser uma experiência super interessante porque, já que as crianças estão de férias e muitos adultos também, dá para fazer mais atividades.
Fui ao Cat Café em Vilnius com as crianças, elas gostaram imenso e pudemos aproveitar. Fomos também às Green Lakes Public Beach ( que na verdade é um lago) e soube tão bem finalmente poder aproveitar um pouco de “praia” num país onde está sempre a chover ou frio.
Estive pela primeira vez em Pabradė, uma zona mais intensa por ser o centro de asylum dos refugiados que não podem sair daquela zona. Não foi propriamente a minha zona de conforto mas faz sempre parte da evolução.
Tive, também, mais algumas histórias interessantes durante as semanas. Finalmente experimentei ir a atividades da App do Joiner, onde pessoas criam actividades e qualquer pessoa pode aderir e participar. Foi uma experiência que deu nervos no inicio, mas correu super bem e adorei. Até ir embora, vou aderir a todos os que conseguir, já que é uma ótima forma de conhecer novas pessoas e divertir-me.
Muitas mais coisas estão para vir!
Beijoss!
Diário de Bordo #5
Labas!
Estas duas semanas foram bastante intensas .
Fui a Portugal realizar exames de acesso à universidade e aproveitei também para passar algum tempo com a minha família e amigos, sempre que conseguia, e claro, não perdi a oportunidade de ir à praia sempre que pude.
No teatro, já estamos mesmo na reta final da temporada, com alguns dos últimos espetáculos. Por isso, há menos trabalho, mas aproveitámos esta fase mais tranquila para organizar melhor as nossas salas de trabalho e fazer uma boa limpeza.
Relativamente ao voluntariado na Cáritas, tenho estado muito mais ativa. Tivemos um community dinner entre os voluntários, que foi muito divertido – cozinhámos pratos típicos de diferentes nacionalidades, e tive oportunidade de conhecer melhor muitos deles e criar novas ligações.
Desde então, tenho-me integrado nas várias atividades que eles propõem, participando em dinâmicas com crianças, serviços comunitários e também em ações destinadas a adultos.
Já estou a entrar na fase final deste projeto, mas ainda há muitas novidades e experiências por viver!
Beijos!
Diário de Bordo #4
Labas!!
Estas duas semanas passaram num piscar de olhos!
Aproveitei muito para passear e descobrir coisas novas.
Fui ao Zoo de Vilnius, onde vi muitos animais e até pude ter contacto com alguns, houve o pink soup festival, um festival para a sopa tradicional lituana chamada “Šaltibarščiai”, onde não só me diverti com pessoas novas que conheci pelo festival e também estive em atividades para crianças com a Caritas.
No mesmo dia do festival embarquei numa viagem para Polónia, sendo a minha primeira viagem completamente sozinha para algum país.
Foi uma experiência muito enriquecedora e gratificante tanto por ter aberto novos horizontes, como por meter de lado o receio de viajar sozinha.
Estive 2 dias em Varsóvia (infelizmente, pois queria pelo menos ficar mais 1) onde pude conhecer uma cidade lindíssima, que foi brutalmente destruída, mas mesmo assim foi reconstruída e evoluiu.
(Também fui a um Zoo que era enorme!! e tinha animais que não fazia a mínima ideia que existiam)
No teatro as coisas começam a abrandar pois já é o fim de época, mas os tempos mortos são bons para me conectar com os meus colegas e conhecê-los melhor.
Por outro lado, o trabalho na Caritas anda a aumentar e está a ser super interessante trabalhar com as diferentes faixas etárias e diferentes atividades todos os dias. Normalmente, aos Sábados, fazemos atividades para crianças e quartas e sextas estamos no centro alimentar onde distribuímos comida e fazemos refeições para as pessoas.
Com o tempo a melhorar e a ter estas experiências incríveis fica difícil não querer estar aqui e desejar ficar mais tempo.
Vejo-vos na próxima com muitas mais experiências para contar.
Beijoss !!
Diário de Bordo #3
Labas!!
Estas duas semanas foram de mudança.
Mudámos de apartamentos no dia 13 para o outro lado da cidade e agora estamos divididos em 2 sítios diferentes.
Correu tudo bem e estou-me a adaptar bem.
O tempo está a melhorar e aproveitei para fazer algumas compras, só que não sabia que os centros comerciais aqui são enormes! Dentro dos centros comerciais há 2 supermercados, pistas de gelo, zonas de diversões como a “Kidzania”, tudo o que possamos imaginar. Foi uma experiência diferente.
Tenho visitado bastante o centro da cidade e conhecido coisas novas, sempre que tenho a possibilidade. Fui a alguns museus durante os fins de semana para aproveitar o tempo.
Comecei também a fazer trabalho voluntário na organização da Caritas, onde fizemos algumas atividades com crianças refugiadas e tem sido muito interessante esta nova experiência.
O tempo está a passar bastante rápido por aqui e estou a adorar!
Diário de Bordo #2
Labas!!
Estas duas semanas passaram num instante!
Desde dia 27 que tenho andado a explorar bastante a cidade e aproveitado o sol, mesmo com tanto frio.
Fui ao Hill of the Three Crosses depois do trabalho, num dia em que conseguia ver toda a cidade a levar com o sol, e foi uma experiência fantástica porque conseguimos ver toda a história da evolução da cidade num só lugar, para além de estar situado num parque lindíssimo.
Com o feriado de dia 4 de Maio, aproveitei e fiz uma viagem com a Beatriz até Riga, na Letónia. Mesmo que curta, explorámos bastante a cidade e experimentámos coisas tradicionais. Fomos a um cinema gigantee ( tinha tranquilamente 7 andares) e provámos umas pipocas que tinham sabor a cheetos. Também andei pela primeira vez num autocarro de 2 andares e com ecrãs em cada assento, onde dava para ouvir música, ver filmes, ler livros, etc. ( muito top).
Mesmo sendo países vizinhos, a Letónia e a Lituânia são bastante diferentes em termos culturais e estilo de vida.
O trabalho no teatro também anda a ser muito fixe! Tenho a oportunidade de, não só estar no backstage e preparar os espetáculos que vão estar em exibição, como de os ver junto dos espetadores e trabalhar com os atores.
As pessoas daqui são super acolhedoras e cheias de vida, o que dá mais vontade de conhecer coisas novas e fazer atividades pela cidade.
Estou ansiosa pelo que há de vir!
Diário de Bordo #1
Labas!!
Esta primeira semana tem sido bastante agitada, mas cheia de novas descobertas.
A viagem para Vilnius correu bem e foi bastante tranquila e assim que saímos da recolha de bagagem encontrámos a Aistè que foi super simpática e nos recebeu.
Chegámos e estavam 25º, uma surpresa para nós que estávamos à espera de frio ou de vento.
Como estávamos cansados só passámos pelo Maxima, um supermercado enormíssimo que tem literalmente tudo o que possamos imaginar.
Dia 23 da parte da tarde fui conhecer o teatro onde estou a trabalhar que, para além de ser lindíssimo, é enorme e conheci alguns dos meus colegas de trabalho.
A Inês fez anos nesse dia e fomos celebrar. Jantámos num restaurante asiático, o empregado de mesa disse que adorava Portugal e queria muito visitar a Madeira por causa do Cristiano Ronaldo.
Durante a semana passeámos bastante pela cidade depois de cada um sair do seu trabalho fomos conhecer alguns monumentos e catedrais e também para nos habituarmos às ruas de Vilnius, que são cheia de vida.
Durante o fim de semana, explorámos a cidade sem rumo ( mesmo estando apenas 5/6ºC) e no domingo fizemos uma visita guiada a pé por Uzupis e a Oldtown, onde provámos algumas comidas típicas lituanas.
Estou a adorar a cidade e quero muito continuar a explorar!