Beatriz Venceslau

ERASMUS+ | THE END

Cheguei ao fim desta experiência que enriqueceu bastante a minha vida.
Um mês após regressar a Portugal e matar saudades do que amava, comecei a sentir saudades do país que me serviu de casa durante 3 meses e da família de amigos que me acolheu.
Nesta vivência fora do meu país natal, tive a oportunidade de me tornar uma pessoa mais responsável e independente. Viver num país estrangeiro com uma cultura totalmente diferente fez-me ter uma perspetiva mais ampla sobre o mundo, as pessoas, e sobre mim mesma.
Nunca pensei em conseguir sobreviver 3 meses muito longe de casa, no entanto, não estive esse tempo todo sozinha.
Em termos profissionais, também cresci imenso! Aprendi mais coisas sobre ilustração que me servirão como suporte para futuros projetos. Além disso, as pessoas que conheci lá eram excelentes e muito gentis. 😀
Participar no programa Erasmus+ era um sonho que eu tinha desde criança, e sinto-me muito feliz por ter concluído esse objetivo na minha vida!
Estou muito grata pela EPI por tudo o que me foi proporcionado, aprendi coisas que irei levar para o resto da minha vida.
Ačiu labai! <3

Consulta aqui o projeto final da Beatriz

Diário de Bordo #7

Não acredito que estou a escrever o último relatório para o diário de bordo. Parece que, a cada semana que passava, o tempo voava ainda mais depressa!
Na semana passada, visitei Helsínquia com a minha colega Inês Mateus. Foi, sem dúvida, o país que mais gostei de visitar. Fomos à sauna tradicional finlandesa e até tivemos a oportunidade de provar carne de alce, algo que nunca imaginei experimentar. Visitámos museus de história e de arte, onde ficámos a conhecer melhor a história e as tradições locais. O que mais me impressionou foi a forma como os finlandeses valorizam a natureza e o bem-estar. As ruas estavam sempre limpas, os espaços verdes muito bem cuidados e as pessoas pareciam, no geral, bastante tranquilas e respeitadoras.
No estágio, acabei o trabalho de game design a tempo e consegui ter um tempo para começar a trabalhar no meu projeto final de Erasmus+.
Para me despedir, estive com uma colega de trabalho que, tal como eu, está a estagiar em Erasmus, e com uma ex-colega de trabalho. Decidimos fazer algo diferente e fomos a um escape room, que foi super interessante e divertido! Depois, aproveitámos para ir jantar fora e passar um bom momento juntas.
A minha antiga colega surpreendeu-me com uma prenda muito especial e carinhosa: ofereceu-me um pequeno rato feito em cerâmica e também uma ilustração do mesmo rato.
Por fim, sinto que estes 3 meses fizeram-me crescer imenso, tanto a nível pessoal como profissional. Conhecer outras culturas, outras formas de viver e de trabalhar, abriu-me portas e obrigou-me a sair da minha zona de conforto.
Foi uma experiência inesquecível. A Lituânia vai ter sempre um lugar especial no meu coração.

Diário de Bordo #6

Aconteceu imensa coisa nestas duas semanas!
Na semana passada, fui à Varsóvia com a Inês F. e o Francisco e encontrei-me lá com uma amiga que vive no norte da Polónia e passámos o dia juntos.
Apesar da grande barreira de comunicação, ela foi a nossa guia turística e mostrou-nos a cidade. Visitámos museus, palácios, igrejas e vários monumentos. Varsóvia é mesmo linda!
Este fim de semana fui à Estónia com a Inês M.! Estivemos lá desde sábado até hoje. Tallinn é super bonita e tem um ambiente medieval com lendas muito interessantes!
E agora, acabei de chegar a Helsínquia, na Finlândia, onde vou ficar até terça-feira.
No estágio, tenho tido tarefas mais variadas, tipo design gráfico e game design! Também chegou uma nova estagiária… é francesa e, tal como eu, está a fazer Erasmus+ em Vilnius 🙂

Diário de Bordo #5

Estas duas semanas passaram a voar… Já só falta apenas um mês para regressar a Lisboa!
Tinha planeado ir a Varsóvia com o Francisco e a Inês Figueira, mas no dia da viagem senti-me muito mal e acabei por ter de ir ao hospital. Disseram-me que teria de voltar no dia seguinte para fazer mais exames. No final, felizmente, estava tudo bem… o que foi estranho, mas ao mesmo tempo um alívio.
Acabámos por adiar a visita à Polónia para a próxima semana. Mais tarde, eu e a Inês Mateus vamos visitar Talin e Helsínquia, estou super entusiasmada!
No estágio continuo a animar e a ilustrar, consigo ver a minha evolução e estou bastante orgulhosa do meu progresso!

Diário de Bordo #4

Esta semana, eu e mais dois colegas, fomos ao Festival da Sopa Rosa e passámos o dia juntos.
oi super divertido: não conseguimos comer a sopa, mas rimo-nos imenso e aproveitámos para pôr a conversa em dia. Já tinha saudades de momentos assim, descontraídos e bem passados!
No próximo fim de semana estou a planear ir à Polónia! Já há imenso tempo que tenho vontade de visitar o país, por isso estou mesmo entusiasmada. Quero explorar bem, provar comida típica, tirar montes de fotos e, quem sabe, trazer algumas histórias giras para contar. Espero que seja uma experiência incrível e cheia de boas surpresas 🙂
Na sexta passada, fiz de júri num concurso de jogos da iLabė. É uma empresa de atividades extracurriculares, ligada a áreas criativas como a ilustração e criação de jogos. Foi bastante interessante ver o que as crianças conseguiram criar!
No estágio, finalmente voltei a animar. Soube mesmo bem voltar ao que eu gosto mais de fazer e pôr as mãos à obra outra vez.
Estou com uma boa sensação em relação a este trabalho, e sinto que vai ser uma oportunidade porreira para aprender mais e mostrar o que sei fazer.

Diário de Bordo #3

Não acredito que já passou 1 mês desde que estou em Vilnius, o tempo passou tão rápido que nem dei por ele…
Nestas duas semanas aconteceram muitas coisas! Fui com a minha empresa visitar o monumento de guerra de Giedraičiai, o museu para qual estamos a trabalhar de momento em Molėtai, o mosteiro de Videniškiai, uma floresta cujo conta uma lenda antiga, uma quinta abandonada e um estábulo de cavalos para outro projeto.
A minha família veio visitar-me, passámos o fim de semana juntos: Visitámos a cidade de Kaunas, o castelo da ilha de Trakai, a torre de Gediminas, o palácio dos grão-duques da Lituânia, passeámos pela old town, entramos na TV tower e fomos ao monte das cruzes.
No estágio, continuamos a trabalhar nos mesmos projetos. Mantenho o foco na ilustração, e já evoluí bastante.
Está tudo a correr muito bem e está a ser uma experiência bastante divertida onde estou a aprender bastante!

Diário de Bordo #2

Desde o último relatório já visitei um novo país e continuei a explorar Vilnius!
Fui com a minha colega Inês Mateus até Riga, na Letónia. Participámos em dois passeios guiados: um pela Old Town e outro pelos antigos subúrbios de Moscovo (atualmente designados como subúrbios de Latgale). Almoçámos fora, passámos a tarde a explorar a cidade por nossa conta e, à noite, fomos ao cinema ver o filme Flow.
Na minha opinião, Riga é uma cidade bastante menos movimentada que Vilnius e sente-se o impacto das invasões que sofreu ao longo da sua história. Ainda assim, tem a sua beleza própria. Foi uma experiência diferente e divertida, gostei muito de conhecer Riga!
Depois dos dias de trabalho, antes de regressar ao hostel, tenho passeado pelas ruas de Vilnius para descontrair um pouco.
O meu estágio tem sido bastante divertido e tenho tido a oportunidade de aprimorar a minha técnica em ilustração e modelação 3D, através dos projetos que a empresa onde estou a estagiar está a desenvolver. Tivemos uma festa de pizza na sexta feira, com sabores autênticos da Lituânia!
Tenho aprendido imenso e está a ser uma experiência muito enriquecedora!

Diário de Bordo #1

A nossa jornada na Lituânia iniciou-se no dia 22 de Abril. Estavam previstos cerca de 10 graus e, surpreendentemente, estavam 25 graus! Bastante quente para o que estava à espera!
No dia seguinte, conheci a empresa onde vou realizar o meu estágio curricular, visitamos a catedral de Vilnius, fomos ao jardim de Sakuras que ficava no outro lado do rio e comemos fora.
Adorei a minha primeira semana em Vilnius, passeámos bastante e explorámos a Old Town, assim como parte da vizinhança de Užupis, que é bastante artística e cativante, com muitas exposições e galerias de arte, várias esculturas, instalações (como um banco pendurado na ponte) e murais pintados ou rabiscados ao ar livre.
Nos dias seguintes, visitámos vários sítios, como a igreja de St. Anne e o museu dentro da torre de Gediminas.
Notei que Vilnius é uma cidade bastante dinâmica e ativa, algo que também não estava à espera. Existem muitas catedrais e igrejas católicas e ortodoxas espalhadas pela cidade, há vários prédios e ruas lindíssimas com uma grande variedade de estilos de arquitetura como o gótico, renascentista, barroco e clássico.
Nesta semana, também aprendi muito sobre a história e a cultura da Lituânia que é, por acaso, bastante interessante, embora ainda pouco conhecida.
No estágio, os meus colegas de trabalho são muito amigáveis. Aprendi um pouco sobre o software Blender para modelação 3D, e espero continuar a desenvolver as minhas competências técnicas.