Criatividade de alunos EPI em projeto contra o idadismo no MUDE

O Museu do Design (MUDE), em Lisboa, acolheu a inauguração da exposição “Lisboa sem idade” inserida na Campanha de Combate ao Idadismo, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML). Este projeto contou com trabalhos de alunos da Escola Profissional de Imagem (EPI) e com a colaboração da Associação Projeto Alkantara.
A iniciativa “Lisboa sem idade” envolveu alunos dos cursos de Fotografia, Multimédia e Design da EPI, que criaram trabalhos visuais e gráficos com o objetivo de desconstruir estereótipos associados à idade e valorizar o envelhecimento ativo. A peça central da campanha é uma série fotográfica protagonizada por participantes do Projeto Alkantara que foi produzida por alunos do 2.º ano de Fotografia da EPI, com o apoio de colegas da ETIC nas áreas de Styling e Produção de Moda.
As imagens, agora em exposição no MUDE, celebram a autenticidade e a alegria das pessoas retratadas. Na sessão de abertura, José Pacífico, diretor da EPI, destacou a importância deste projeto em contexto de trabalho no percurso criativo dos alunos. Na parte da tarde, a inauguração oficial da exposição contou com a presença de Manuela Carlos, fundadora e presidente do grupo de educação ETIC, que elogiou o envolvimento dos alunos e reforçou o papel das escolas criativas na transformação social.
O programa incluiu ainda uma conversa com os professores Valdemar Martins e Marina Ramos e vários alunos envolvidos no projeto, que partilharam com o público a experiência de trabalhar numa iniciativa tão importante.
Este projeto reafirma o compromisso da EPI e da ETIC com causas sociais, colocando a criatividade ao serviço da mudança e da inclusão.
Fotografia: Felipe Kido