WEB SUMMIT 2019

Os 3ºs anos dos cursos de ANI, MM e SOM visitaram o Web summit ao abrigo do programa Inspire que permite que 6000 alunos explorem gratuitamente o evento.

E afinal, para quem não conhece, o que é que acontece no Web summit?

É simples, debate-se e explora-se e apresentam-se desafios e inovações na área da tecnologia, prevê-se o futuro e aprende-se com o passado.

Os debates têm a duração máxima de 20 minutos e abordam variadíssimos temas; desde o futuro da música, políticas internacionais para proteção de dados, passando pela tecnologia ao serviço da saúde, novas formas de comércio e de aprendizagem.

Os convidados e convidadas abrangem um largo espectro de interesses e origens e isto é o que torna o WS num evento imperdível – absorver diferentes perspetivas sobre o tema da tecnologia e poder otimizar a ideia que já temos dela, assim como interliga-la a temas mais abrangentes como Democracia e Direitos Humanos.

Ame-se ou odeie-se, a tecnologia faz parte das nossas vidas e estas reflexões são fundamentais para que a utilizemos de forma cada vez mais consciente.

Exemplo disso é o facto de o projeto vencedor do PITCH ws2019 ter sido a Nutrix: “Um sensor de alta tecnologia que é instalado num dente e que permite, de forma não invasiva e amigável, medir os níveis de glucose e enviar os dados para a aplicação do paciente que necessite desta informação diariamente.

Para os nossos alunos/as a experiência é altamente valiosa ao nível da antevisão das tendências; das técnicas de apresentação – através da forma clara e descontraída como a maior parte dos oradores se apresenta, sendo a maioria bastante jovem;  poder assistir a um “PITCH”  e ver como se defende uma ideia em poucos minutos perante investidores multimilionários e uma audiência de milhares de pessoas; compreender a importância da inovação na criação de valor das próprias ideias e acima de tudo interiorizar que a tecnologia pode ser direcionada ao serviço do bem e da melhoria da qualidade de vida.