Um ensaio sobre a peça HAIR

Hair é um musical sem “enredos” e conta a história de uma "tribo" de amigos que decidem ir viver juntos num teatro abandonado - um grupo de hippies cabeludos, politicamente ativos, da 'Era de Aquário' – e, que levam uma vida desregrada em Nova York e lutam contra o racismo e o recrutamento militar para a Guerra do Vietnam. 

A nossa adaptação é feita num Acto e gira em torno da difícil decisão de "Claude", um jovem que faz parte da tribo e que foi convocado para a Guerra do Vietnam, entre: ceder à pressão da sua família e servir o seu país no Vietnam ou, como acto de revolta e rebeldia, queimar a sua carta de convocatória e o seu cartão de cidadão - juntamente com a tribo. À volta de Claude estão os seus amigos: Berger, Jeanie, Sheila, Dionne, Margareth ... Mas dos 25 amigos que integram esta tribo, é o coletivo que ganha destaque e é a “Tribo” pacifista, a principal protagonista desta história. 

Mais do que um espectáculo, Hair tornou-se numa das principais representações e referências do movimento cultural que mudou o mundo nas décadas de 1960 e 1970. 

Escrito por James Rado e Gerome Ragni, a peça Hair estreou no programa off-Broadway em 1967, manteve-se em cartaz até 1973 e deu origem ao filme homónimo dirigido por Milos Forman em 1979. 

Em plena Guerra do Vietnam, quando se viviam as dores e as delícias de uma época sui generis como: amor livre, rock psicadélico, filosofia oriental e; quando as drogas se misturavam aos conflitos políticos e à revolta gerada pela segregação racial e sexual, estes hippies de uma tribo muito peculiar espalhavam os seus ideais e o seu estilo de vida por Nova York fora. 

 

Texto e letra: Gerome Ragni e James Rado
Música: Galt MacDermot
Versão: Claudio Botelho

Encenação e Adaptação: Carolina Puntel
Coordenação Musical: Luís Coutinho
Apoio Vocal: Inês Pereira
Apoio de Movimento: Elena Castilla
Produção e Coordenação: Cristina Cavalinhos
Coordenadora de Fotografia: Marina Ramos
Design Gráfico: Rute Novais
Técnico de Som, Luz e Vídeo: Miguel Sena e Vasco Coutinho
Assistentes de Produção: Lara Canteiro, Ludmilla Guimarães, Mariana Lisboa, Marisa Lopes, Rafaela Lopes, Raquel Neves


ELENCO Alunos de Interpretação do 2º ano (ciclo 2018/2021)
Ana Lúcia Agostinho, Andreia Gerardo, Bia Cabral, Carolina Gomes, Carolina Chinopa, Cláudia Inácio, Eliseu Ferreira, Kiko Monteiro, Gonçalo Farelo,
Inês Feio, Lara Canteiro, Ludmilla Guimarães, Gracinha Avillez, Mia Lucena, Maria Costa, Portulez, Mariana Lisboa, Marisa Lopes, Marta Marquês,
Mercês Borges, Neuza Antunes, Rafaela Lopes, Raquel Neves, Victoria Pascaru, Viviana Moura.

PRODUÇÃO MUSICAL Produção e tecnologia da música do 3º ano (ciclo 2017/2020)
Ainiz, Alexandre Antunes, Bruno, Bugling, Cloudy, Compota, David Machado, Diana, Dudas, Guilherme Alves, Inês, Iris Oliveira, Jason O’neill, Jo, Raffa, Sam, Sebas Ferreira, Sofia Neves, Tiago Barata, Tiago Fraga, Zazu, Zé.

FOTOGRAFIA Alunos de Fotografia do 2º ano (ciclo 2018/2021)
Alexandre Ribeiro, Ana Costa, Beatriz Matias, Carolina Gonçalves, Carolina Banza, Catarina Quintas, Catarina Sousa, Dai Jinghan, Daniela Pereira, David Silva,
Diogo Neves, Eliana Costa, João Carvalho, José Fonseca, Julia Teles,
Margarida Sousa, Maria, Leonor Souto, Marta Tavares, Matilde Mendes,
Nicolau Botequilha, Patrícia Rosado, Pedro Silva, Raquel Rodrigues, Tomás Silva.

AGRADECIMENTOS
Paulo de Carvalho, Gil Costa, Inês Pinheiro, Guilherme Pires, Gonçalo Proença, Mariana Silva, Paulo Sousa Costa, Sociedade Portuguesa de Autores

 

 

 

 

 Fotografias: Marta Silva, curso de Fotografia, ciclo 17

Fotografia: Pedro Ferreira, ciclo 18