2º ano de Design Gráfico visitou exposição de fotografia no CCB

No passado dia 6 de novembro, a turma de DG-16 deslocou-se ao Museu Berardo no Centro Cultural de Belém, com o objetivo de visitar a Exposição de Fotografia "LU NAN - Trilogia".

A exposição de fotografia composta por 144 fotografias a preto e branco retrata o trabalho realizado ao longo de 15 anos 1989 a 2004, estando o mesmo dividido em três partes:

Hospitais de doenças mentais (entre 1989 e 1990)

Comunidades Católicas em zonas rurais e recônditas da China (entre 1992 e 1996)

Vida quotidiana no Tibete (entre 1996 e 2004)

A visita foi acompanhada por um elemento do serviço educativo do Museu, tendo a explicação do trabalho do fotógrafo suscitado interesse e algumas questões por parte dos alunos.

O "olhar" ao trabalho do artista dividiu opiniões e enquanto alguns alunos se emocionaram com a realidade e a dureza de alguma imagens  realizadas nos hospitais psiquiátricos, outros deixaram-se comover pelas referências  familiares e de entreajuda que algumas das fotografias da vida  quotidiana no Tibete fazem transparecer; outros ainda admiraram a forma crua com que Lu Nan registou a doença, a morte e a relação com a religião em lares de famílias católicas, uma religião minoritária na China (Estima-se que apenas 3%).

Os alunos tiveram um comportamento exemplar, demonstrando sempre um enorme respeito pelas regras do Museu e metodologias inerentes ao espaço expositivo onde se encontravam.

No final da exposição a boa disposição esteve patente no registo da fotografia de grupo no jardim do Museu.