Multidisciplinar

Os cursos lecionados na EPI são todos eles das áreas criativas que se interligam e se complementam entre si, pelo que o trabalho em equipa multidisciplinar é essencial, quer em termos de formação quer em termos de realização de trabalhos reais. Esta tem de ser uma realidade numa escola ESPECIALIZADA nas áreas criativas.

 

O desenvolvimento de trabalho em equipas multidisciplinares, é um dos processos em que se baseia o Modelo Pedagógico da EPI, promovendo assim a Interdisciplinaridade, mas num conceito abrangente de relação conjunta, não penas entre disciplinas, mas igualmente entre módulos, entre componentes de formação e entre cursos. Uma relação de partilha e de complementaridade num percurso de formação e aprendizagem em conjunto com o respeito e conhecimento das competências do outro.

 

Em todo o ciclo de formação vários são os momentos em que a metodologia assenta na elaboração e execução de um projeto, que recebe a contribuição e participação de conteúdos e objetivos de vários módulos e disciplina. Na componente técnica vários módulos contribuem para que surja um produto final como resultado dos vários saberes e competências. Muitas disciplinas, mesmo da componente sócio-cultural e científica, lecionam os seus conteúdos através da realização de projetos, quer em colaboração com outras disciplinas, mas igualmente, fazendo uso das competências técnicas dos alunos, num processo de colaboração, evidência e maturação da capacidade de cada aluno ou equipa.

 

A realização de trabalhos reais para os diversos parceiros da escola possibilita a criação de equipas com alunos de diferentes cursos de acordo com as necessidades de cada um dos projetos, exercendo a sua atividade de forma articulada, embora em espaços e tempos diferenciados, mas em permanente comunicação para a realização dos produtos de comunicação para a instituição.

 

Projeto Interturmas

É um projeto específico implementado durante o 2º ano do curso, que pretende promover a interdisciplinaridade, o trabalho de equipa e a formação de equipas multidisciplinares, complementando a Formação em Contexto de Trabalho. são formadas as equipas de projeto compostas por alunos do 2º ano e integrando cada equipa elementos de todos os cursos numa visão multidisciplinar da mesma. Cada equipa tem um coordenador responsável coadjuvado por professores quer da componente socio cultural quer da componente técnica. Estas equipas respondem e efetuam um trabalho de acordo com o briefing disponibilizado, concebendo e realizando todas as fases de concretização do produto, desde a ideia até à apresentação final. É uma forma de articular a realização de trabalhos em equipas em que cada um contribui com as suas competências, nomeadamente as técnicas e profissionais. A concretização do projetos é efetuado através de trabalho conjunto, funcionando como atelier para cada uma das equipas, nas datas planificadas, terminando com a apresentação pública dos produtos realizados por todas as equipas perante um Júri com elementos da escola e externos de acordo com o trabalho a realizar em cada ano. Este projeto além de todos os objetivos já enunciados, permite um conhecimento por parte dos alunos, quer das competências de cada um dos outros cursos, quer de alunos que possam vir a ser convidados a integrar equipas de projetos em caso de necessidade.

//OFERTA DE PALESTRAS E/OU MINI-WORKSHOPS ligados às nossas áreas, a implementar na vossa escola.

> Download PDF