Mentoria

AJUDAR NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

 A Epi_ iniciou no ano 2014 / 15 a implementação a título experimental um projeto de acompanhamento de alunos através de uma “Mentoria”, que é a adaptação para a realidade da Escola de um projeto europeu. É uma iniciativa que pretende proporcionar aos alunos da EPI o acompanhamento de um Mentor que presta e se disponibiliza para apoiar o aluno, seja na sua vida académica ou pessoal, centrando-se essencialmente na ultrapassagem dos receios e das dificuldades. Conta com a colaboração voluntária de pessoas (Mentores), que no seu percurso de vida tenham atingido os seus objetivos e que assim, possa servir de motivação e orientação para os alunos.


Não é um apoio a nível de “explicações” é antes um processo de ajuda que visa ajudar a encontrar os meios e a motivação para ultrapassar os seus problemas. Pretende-se que o Mentor não esteja ligado hierarquicamente ao aluno na escola (não é o seu professor), mas sim alguém que seja encarado como uma ajuda, como um conselheiro, uma pessoa mais experiente que seja exemplo e o motive. Caso a experiência seja avaliada positivamente, pretende-se que os ex-alunos diplomados da EPI sejam envolvidos no projeto, como potenciais Mentores, já que conhecem bem a escola, reconhecem a importância que teve a sua passagem por esta e estão em condições de transmitir a sua experiência após a conclusão do seu curso, ao mesmo tempo que prolongam a sua relação com a Escola, cimentando a existência e a partilha da comunidade EPI.

 Desenvolver uma cultura de participação, partilha e aconselhamento que permita uma sociedade mais justa e solidária através da participação de ativa de cidadania, é este o grande patamar que se pretende atingir é ir mais além do que os conhecimentos técnicos e profissionais, é chegar ao desenvolvimento pessoal dos alunos.