Dimensão Social

A formação na EPI – Escola Profissional de Imagem, não é encarada apenas como um ensino para a utilização de técnicas e de equipamentos, é muito mais que isso, pretende-se promover uma formação geral e abrangente, que além das componentes técnicas específicas e inerentes a um curso profissional, possa desenvolver competências pessoais e sociais nos jovens que estejam a frequentar os seus cursos.

Se o desenvolvimento das competências transversais, essenciais na relação com os outros, quer em termos sociais quer em termos profissionais, está sempre patente como um dos objetivos das várias atividades pedagógicas, para um maior incremento da participação cívica e de cidadania dos alunos, promovendo uma atitude cívica de Cidadão ativo, são criadas diversas metodologias, que associadas a desafios técnicos e profissionais levem o aluno a adquirir uma postura de análise critica e interventiva relativamente às questões sociais e de cidadania.

 

A metodologia mais usual para colocar os jovens a discutir, procurar causas e possíveis caminhos de resolução, passa por colocar cada um dos temas que queremos dar destaque no centro do trabalho de formação servindo como conteúdo para as formações e competências a desenvolver. Esta metodologia é também aplicada na generalidade das disciplina / módulos a lecionar na EPI.

 

No entanto um outro caminho e estratégia tem sido aplicado e que consiste numa parceria com Instituições de Solidariedade Social e Cultural para a execução de trabalho técnico pelos alunos para essas instituições. Alguns destes trabalhos são integrados na lecionação dos módulos, mas é na aplicação da Formação em Contexto de Trabalho que assume uma grande mais valia.

 

No 2ª ano de cada curso os alunos, no desenvolvimento de FCT, têm de realizar trabalhos reais na sua área de formação, assumindo-se como um profissional Freelancer em atividade. Para isso são celebradas diversas parcerias e protocolos com instituições de carácter Social ou Cultural que vão funcional como “clientes”.

 

Com esta metodologia pretende-se atingir alguns objetivos:

 

Os resultados são MUITO POSITIVOS