EPI_Noticias/25 anos EPI/SEE-João-Costa-e-Coord.png EPI_Noticias/25 anos EPI/Tomas1-(6).png

A EPI CELEBROU 25 ANOS E O DIA FOI DE FESTA!

Na manhã do dia 25 de setembro, recebemos o Secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. João Costa, os nossos parceiros e outras entidades e convidados.

Realizou-se uma visita às instalações da escola e ao novo Estúdio de Multimédia e Realidade Virtual,  um projeto tecnológico único em Portugal por integrar cenografia virtual e captura de movimento em  tempo real. Os convidados puderam presenciar as funcionalidades deste sistema que servirá os alunos das áreas de Cinema e Televisão, Videojogos e Multimédia através das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Para o momento de boas vindas, os alunos do 2.º ano de Interpretação cantaram “Acordai”, um poema de José Gomes Ferreira e música de Fernando Lopes Graça.
Seguiu-se a mensagem da fundadora, Manuela Carlos, e momentos de partilha com o Prof. António Câmara (Univ.Nova), Dr. José Luís Presa (ANESPO).

A Diretora Geral lembrou o início da construção deste projeto educativo, de base criativa e humana, capaz de transportar os alunos a um sonho de vida em áreas onde verdadeiramente se sentiam felizes.
António Câmara realçou que “a EPI está completamente na moda e quando começou, há 25 anos atrás, foi pioneira pois estávamos nos primeiros tempos da multimédia”. O professor e investigador contou ainda que o seu filho, Manuel Câmara, encontrou na EPI um modelo de aprendizagem que defendia, “por imersão, e sem filtros, focado na melhoria contínua de formação do aluno”.
O Dr. José Luís Presa referiu que a EPI é singular a nível nacional por ser especializada de raiz nas áreas criativas, e é um exemplo de boas práticas a todos os níveis.

A fechar, o Sr. Secretário de Estado reforçou que, na era da imagem, "precisamos de arte mas também de comunicação responsável". Sendo a EPI uma escola de “nichos de especialidade”, é necessária a participação ativa dos alunos nesse propósito, num contexto em que as indústrias criativas estão em franca expansão.

A manhã terminou com a inauguração da exposição Geração EPI 25, onde prestámos uma homenagem a 25 rostos de ex-alunos com percursos profissionais que se destacam, em Portugal e no estrangeiro.

À tarde houve festa no reencontro de ex-alunos, ex-formadores e toda a comunidade ETIC e EPI. À volta da Exposição GERAÇÃO EPI 25, o momento foi de convívio e partilha animado pelo dueto Rafaela Colaço e Tiago Leitão, alunos do 3.º ano de Produção e Tecnologias da Música.